Exigências legais para a atuação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental (1996-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13597

Palavras-chave:

Formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental, Legislação educacional, Pedagogia, Normal Superior, Curso Normal Médio/Magistério

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar, de forma cronológica, as alterações nas exigências formativas para a atuação nos anos iniciais do ensino fundamental contidas na legislação após a promulgação da Lei nº 9.394/1996. Evidencia-se que a exigência da formação superior para atuar nesse nível de ensino é abrandada e relativizada ao longo do tempo, com a manutenção da admissibilidade da formação no Curso Normal Médio/Magistério. Assim, as diretrizes atuais para a formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental são semelhantes àquelas presentes na LDB promulgada há mais de duas décadas.

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Biografia do Autor

Darbi Masson Suficier, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara - SP

Pesquisador PNPD. Doutor em Educação Escolar (UNESP).

Mariana Passafaro Mársico Azadinho, Faculdade de Taquaritinga (FTGA), Taquaritinga – SP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual.

Luci Regina Muzzeti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara - SP

Professora Livre Docente no Departamento de Didática.

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

SUFICIER, D. M.; AZADINHO, M. P. M.; MUZZETI, L. R. Exigências legais para a atuação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental (1996-2019). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1461–1473, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.13597. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13597. Acesso em: 12 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos