Sexualidade infantil: a relação entre Educação Sexual e a identidade de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp3.14288

Palavras-chave:

Educação infantil, Educação sexual, Identidade de gênero, Sexualidade infantil.

Resumo

Sabemos que as questões relacionadas à sexualidade estão intrinsecamente ligadas ao desenvolvimento integral de qualquer indivíduo. Considerando que ainda hoje é comum encontramos resistência em relação ao tema, sobretudo na escola, onde grande parte dos(as) educadores(as) sentem-se desconfortáveis ou não aptos para tratar tais assuntos, pretendemos, com este trabalho, levantar algumas reflexões acerca do possível entrelaçamento entre a educação sexual e a estruturação da identidade de gênero no que se refere a crianças em fase de educação infantil, tendo como embasamento teórico os pressupostos de Pierre Bourdieu. A partir da análise da herança cultural (conceito desenvolvido pelo citado sociólogo) de três agentes escolares, buscamos problematizar neste trabalho algumas discussões acerca da interferência desta herança no que tange a educação sexual oportunizada às crianças no âmbito da educação infantil, provocando uma reflexão pautada na importância da Educação sexual dentro e fora do âmbito escolar.

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Biografia do Autor

Maria Fernanda Celli de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar.

Luci Regina Muzzeti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professora no Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UFSCAR).

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Publicado

28/12/2020

Como Citar

OLIVEIRA, M. F. C. de; MUZZETI, L. R. Sexualidade infantil: a relação entre Educação Sexual e a identidade de gênero. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp3, p. 1825–1840, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp3.14288. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14288. Acesso em: 11 nov. 2024.

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