Politicas publicas, a atuação docente e o desenvolvimento de habilidades: géneros e sexualidades na educação básica

Autores

  • Emerson Roberto de Araujo Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i12.9326

Palavras-chave:

Gêneros, Sexualidades, Educação,

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a diversidade de gêneros e sexualidades no ambiente escolar. Por meio das discussões das Ciências Sociais mostramos algumas das interpretações sobre a cultura dos gêneros no decorrer da história ocidental e que podem servil* como aliadas na desconstrução dos estereótipos sobre as masculinidades e feminil idades. Partindo da experiência como professor da Educação Básica no ano de 2011. a política institucionalizada vinculada pelos cadernos "Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas" produzido pelo Ministério da Educação, o guia "Gênero e Diversidade na Escola: formação de professoras es em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais" elaborado pela "Secretária de Políticas para as Mulheres e Sexualidade" da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, as discussões de gêneros e as teorias feministas foram utilizados como caminhos pedagógicos para contribuir na formação de uma educação emancipadora. assim como. no desenvolvimento de habilidades com relação à temática sobre diversidade sexual. Deste modo. notamos que a escola reproduz ainda consigo os preconceitos e estereótipos de gêneros e sexualidades, apesar dos inúmeros avanços que tivemos no decorrer do século XX no que concernem as políticas públicas em defesa dos direitos das mulheres, também, de lésbicas, gays. bissexuais, travestis, transexuais e as políticas que buscam promover o debate escolar sobre a pluralidade sexual.

Downloads

Publicado

02/02/2017

Como Citar

Pessoa, E. R. de A. (2017). Politicas publicas, a atuação docente e o desenvolvimento de habilidades: géneros e sexualidades na educação básica. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, (12). https://doi.org/10.22633/rpge.v0i12.9326

Edição

Seção

Artigos