Marcas sociais de nossos tempos: gênero, sexualidade e educação em âmbito escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12607

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Educação.

Resumo

Este artigo teve como ponto de partida um capítulo da Dissertação de Mestrado intitulada “A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na Educação Infantil” defendida em fevereiro de 2017 sobre a problematização dos papéis sociais atribuídos ao sexo de nascimento dos sujeitos e às diversas construções atribuídas como inerentes fazendo-se presentes em diversos âmbitos dentre eles o escolar. O campo teórico que embasou a pesquisa empreendida no mestrado e que se faz presente neste artigo é a Teoria Crítica, tendo como principal teórico Pierre Bourdieu e suas categorias de análise. Este artigo apresenta-se assim como uma estratégia teórica reflexiva sobre o quanto as desigualdades de gênero ainda se fazem presente e que a ideia de superação muitas vezes reforça a ideia de que as oportunidades são para todos e que muitos não estão presentes porque não querem ou se esforçam suficiente.

Biografia do Autor

Cristiane de Assis Lucifora, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professora de Educação Infantil na rede municipal de ensino em São Carlos/SP. Doutoranda em Educação Escolar.

Fábio Tadeu Reina, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professor graduado em Educação Física desde o ano de 1986 ; Pedagogo com habilitação profissional em Administração e Supervisão escolar desde o ano de 1989, Mestrado e doutorado concluídos, na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP ? Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara SP) no Programa de Educação Escolar

Luci Regina Muzzeti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professora assistente-doutora. Professora da Pós-graduação em Educação Escolar e integrante do Núcleo de Estudos da Sexualidade – NUSEX.

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Docente Colaborador - PPG em Ciências Sociais. Pós-Doutorando em Ciências Sociais Educação Escolar pela UNESP/Araraquara.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina: a condição feminina e a violência simbólica. Rio de Janeiro: BestBolso. 2014.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Organização Antonio Flávio Moreira & Vera Maria Candau. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 13-66, 2008.

CATONNÉ, Jean-Philippe. A sexualidade, ontem e hoje. São Paulo: Cortez. 2001.

DA SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2005.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação sexual no dia a dia. Londrina, PR: Eduel. 2013.

FURLANI, Jimena. Educação Sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2011.

GOMES, Vera Lúcia de Oliveira. A construção do feminino e do masculino no processo de cuidar crianças em pré-escolas. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 15, n.1, p. 35-42, 2006.

GONINI, Fátima Aparecida Coelho; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. A sexualidade e sua construção histórica: alguns apontamentos para educadores que trabalham com Educação Sexual. In: Miradas diversas de la educacion in Iberoamérica. Organização Jaboreno, M. Bucaramanga, Universidade Autónoma de Bucaramanga, p. 265-77, 2014.

LARAIA, Roque. Cultura: Um Conceito Antropológico. 12. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores Ltda. 1999.

LEITE JUNIOR, Jorge. Transitar para onde? Monstruosidade, (des)patologização, (in)segurança social e identidades transgêneras. Estudos Feministas, v. 20, n. 2, p. 559-568, 2012.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e Sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pró-Posições. UFRG, v. 19, n. 2, p. 17-23, 2008.

MACEDO, Elizabeth. A Cultura e a Escola. In:_____. Marcas da diferença no ensino escolar. Organização Richard Miskolci. São Carlos, SP: EdUFSCar, p. 11-44, 2010.

NUNES, César; SILVA, Edna. A educação sexual da criança: subsídios teóricos e propostas práticas para uma abordagem da sexualidade para além da transversalidade. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados. 2006.

SABAT, Ruth. Pedagogia Cultural, gênero e sexualidade. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 9-21, 2001.

Publicado

01/06/2019

Como Citar

Lucifora, C. de A., Reina, F. T., Muzzeti, L. R., & Silva, R. A. da. (2019). Marcas sociais de nossos tempos: gênero, sexualidade e educação em âmbito escolar. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 14(esp.2), 1395–1409. https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12607

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>