Reflexões sobre a diversidade na educação infantil: um olhar para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v20i2.11638

Palavras-chave:

Diversidade, Educação infantil, Educação especial.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo propor reflexões sobre a diversidade na Educação Infantil, considerando especificamente o público-alvo da Educação Especial. Inicialmente abordou-se o percurso da Educação Infantil desde o período assistencialista até o seu papel educacional associando os aspectos do cuidar e do educar. Em seguida, tratou-se do conceito de diversidade e suas implicações na educação, bem como sua importância no princípio da Educação Básica. Por fim, discutiu-se a respeito da formação dos professores para que seja possível viabilizar uma educação de qualidade para todos, com foco na valorização da diversidade. Concluiu-se que há número reduzido de pesquisas com a temática e que a formação de professores é um caminho fundamental para que se efetive a inclusão e se amplie o olhar, considerando a diversidade.

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Biografia do Autor

Fernanda Delai Lucas Adurens, UNESP Marília

Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica e de Saúde, em Intervenção Precoce em Clínica Interdisciplinar e Saúde Mental, Mestranda em Educação na linha de pesquisa Educação Especial - UNESP/Marília.

Patricia Alzira Proscencio, Universidade Norte do Paraná

Docente na Universidade Norte do Paraná, Especialista em Metodologia da Ação Docente, em Arte-Educação, Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa Educação Especial – UNESP/Marília.

Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan, Unesp Marília

Bibliotecária e Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Especial e TGD, Mestra em Ciência da Informação e Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa Educação Especial - UNESP/Marília.

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Publicado

01/07/2018

Como Citar

ADURENS, F. D. L.; PROSCENCIO, P. A.; WELLICHAN, D. D. S. P. Reflexões sobre a diversidade na educação infantil: um olhar para a formação de professores. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 2, p. 150–163, 2018. DOI: 10.30715/doxa.v20i2.11638. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11638. Acesso em: 24 dez. 2024.