A inclusão que está nos quadrinhos: como os personagens podem divertir e ensinar sobre as pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.12693Palavras-chave:
Inclusão escolar, História em quadrinhos, Personagens com deficiência, Deficiência, Leitura inclusiva.Resumo
A inclusão de pessoas com deficiência tem sido abordada pelos meios de comunicação sob diversas formas, uma delas é a história em quadrinho. Ora rejeitados, ora aceitos na educação, alguns personagens com deficiência têm sido inseridos e incluídos em histórias já conhecidas e aceitos pelos leitores de diversas idades. Mas será que podem auxiliar no processo de inclusão escolar e social? Acredita-se que sim, pois de forma lúdica, apresentam um universo a ser compreendido, respeitado e possível de ser vivenciado. Por meio de uma breve discussão sobre a temática, construída por materiais impressos e eletrônicos nacionais e internacionais, o presente texto apresenta o histórico dos quadrinhos na educação, e a abordagem da inclusão nas histórias em quadrinhos em seus diversos gêneros em uma leitura inclusiva. Percebe-se que ao olhar para os quadrinhos como um recurso didático e pedagógico há uma variedade de possibilidades a serem exploradas e aproveitadas que podem contribuir para realidades mais inclusivas em ambientes escolares e na sociedade em geral.
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