A inclusão que está nos quadrinhos: como os personagens podem divertir e ensinar sobre as pessoas com deficiência

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.12693

Mots-clés :

Inclusão escolar, História em quadrinhos, Personagens com deficiência, Deficiência, Leitura inclusiva.

Résumé

A inclusão de pessoas com deficiência tem sido abordada pelos meios de comunicação sob diversas formas, uma delas é a história em quadrinho. Ora rejeitados, ora aceitos na educação, alguns personagens com deficiência têm sido inseridos e incluídos em histórias já conhecidas e aceitos pelos leitores de diversas idades. Mas será que podem auxiliar no processo de inclusão escolar e social? Acredita-se que sim, pois de forma lúdica, apresentam um universo a ser compreendido, respeitado e possível de ser vivenciado. Por meio de uma breve discussão sobre a temática, construída por materiais impressos e eletrônicos nacionais e internacionais, o presente texto apresenta o histórico dos quadrinhos na educação, e a abordagem da inclusão nas histórias em quadrinhos em seus diversos gêneros em uma leitura inclusiva. Percebe-se que ao olhar para os quadrinhos como um recurso didático e pedagógico há uma variedade de possibilidades a serem exploradas e aproveitadas que podem contribuir para realidades mais inclusivas em ambientes escolares e na sociedade em geral.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Danielle da Silva Pinheiro Wellichan, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília – SP

Bibliotecária e Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Especial e Transtornos Globais do Desenvolvimento, Mestra em Ciência da Informação e Doutoranda em Educação, na linha de Educação Especial no Programa de Pós-graduação na UNESP/Marília, participante do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais – DeFSen na UNESP, campus de Marília

Carla Cristine Tescaro Santos Lino, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília – SP

Professora Bilíngue em SRMI-Área Surdez, Especialista em Educação Especial, Mestra em Ensino, Doutoranda em Educação, na linha de Educação Especial no Programa de Pós-graduação na UNESP/Marília, participante do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais – DeFSen na UNESP, campus de Marília.

Références

BIBE-LUYTEN, S. M.(Org). Histórias em Quadrinhos: Leitura Crítica. São Paulo: Edições Paulinas, 1989.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei 9.394/96. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997. 10 v.

CALAZANS, F. M. A. História em quadrinhos na escola. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2005.

CALDEIRA, B.A.S.L.M. O uso pedagógico das histórias em quadrinhos no ensino de português para estrangeiros. In: Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 5., 2018, Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP, SP. Anais... SP: ECA, 2018. p.1-11. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/anais2ajornada/anais5asjornadas/artigos.php?artigo=q_educacao/brizzida_caldeira.pdf&jornada=5 Acesso em: 3 jun. 2019.

CARBONARI, P. Um dia na vida de… uma pessoa com deficiência física. Ofensivas que elas passam no dia a dia delas e desenhamos para você. Super Interessante, Comportamento, publicado em: 28 set 2016. Disponível em:

https://super.abril.com.br/comportamento/um-dia-na-vida-de-uma-pessoa-com-deficiencia-fisica/ Acesso em: 21 jun. 2019.

DIONISIO, B. Amigos criam tirinha para falar sobre deficiência física e ser humano. Portal G1, 20/10/2012. Disponível em: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2012/10/amigos-criam-tirinha-para-falar-sobre-deficiencia-fisica-e-ser-humano.html Acesso em: 20 maio 2019.

GARCIA, V. Histórias em quadrinhos ensinam como lidar com as diferenças. Deficiente Ciente – O blog da inclusão e cidadania. 26/05/2018. Disponível em: https://www.deficienteciente.com.br/historias-em-quadrinhos-ensinam-como-lidar-com-as-diferencas.html Acesso em: 30 maio 2019.

LOPES, L. Histórias em quadrinhos vivem bom momento no Brasil, diz docente: inclusão de histórias em quadrinhos no Prêmio Jabuti valoriza produção nacional, afirma professor da USP. Jornal da USP, 12/05/2017. Disponível em: https://jornal.usp.br/cultura/historias-em-quadrinhos-vivem-bom-momento-no-brasil-diz-docente/ Acesso em: 12 maio de 2019.

ONGARATTO, S. Distrofia muscular de Duchenne: Turma da Mônica ganha personagem com a doença. Revista Crescer, 27/03/2019. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2019/03/distrofia-muscular-de-duchenne-turma-da-monica-ganha-personagem-portador-da-doenca.html Acesso em: 2 jun. 2019.

REZENDE, L. A. de. Leitura e Formação de Leitores: Vivências Teórico Práticas. Londrina: Eduel, 2009.

SOUZA, B. Cartunista cria quadrinhos com personagens cadeirantes. Portal Viva Mulher, [s.d.]. Disponível em: https://vilamulher.com.br/familia/filhos/cartunista-cria-quadrinhos-com-personagens-cadeirantes-14759.html Acesso em: 4 maio 2019.

STRADA, S.A.C. Práticas inclusivas na escola por meio das histórias em quadrinhos. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE, v.1. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_edespecial_uenp_selmaaparecidacapelinstrada.pdf Acesso em: 2 jun. 2019.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

TURMA DA MONICA WIKI. Hamyr. Portal da Comunidade Fandon Quadrinhos. [s.d.]. Disponível em: https://monica.fandom.com/pt-br/wiki/Hamyr Acesso em: 4 maio 2019.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização necessária. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 7-30.

WOUDA, J. Zeven Redenen om je kind strips te laten lezen. Publicado em: 25 ago. 2017. Disponível em: https://www.heutinkvoorthuis.nl/nl/7-redenen-om-je-kind-strips-te-laten-lezen/news/81/ Acesso em: 13 jun. 2019.

ZIRALDO. Autismo: uma realidade. Texto de Gustavo Luiz e arte de Miguel Mendes, Marco e Fábio Ferreira. Out. 2013. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_civel/cartilha-ziraldo-autismo-uma-realidade.pdf Acesso em: 10 abr. 2019.

Téléchargements

Publiée

01/02/2019

Comment citer

WELLICHAN, D. da S. P.; LINO, C. C. T. S. A inclusão que está nos quadrinhos: como os personagens podem divertir e ensinar sobre as pessoas com deficiência. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 1, p. 44–61, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i1.12693. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12693. Acesso em: 18 juill. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice