O que os gestores escolares da rede pública entendem sobre gênero?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10147

Palavras-chave:

Gênero. Diversidades. Gestor escolar. Práticas pedagógicas. Escola.

Resumo

A pesquisa objetiva compreender saberes e práticas pedagógicas efetivadas por gestores da rede pública de ensino sobre a temática de gênero. Questiona-se que conhecimentos e atividades são desenvolvidos por gestores escolares na orientação de ações educativas que incentivam o respeito às diferenças e diversidades na escola acerca das questões de gênero, uma vez que esse tema também é responsável pela formação educacional do aluno. Sob o argumento de que as temáticas envolvendo gênero ainda são pouco discutidas na escola, defende-se o pressuposto de que sua visibilidade social, especialmente em espaços formativos, precisa ser ampliada e envolver todos os membros da comunidade escolar; os gestores devem fomentar e apoiar iniciativas nessa direção. Com uma abordagem qualitativa, recorre-se a um estudo de caso envolvendo três gestores da rede pública de ensino do município de Fortaleza, Ceará. Com aporte metodológico na História Oral Temática, constataram-se, mediante as entrevistas, dificuldades dos gestores em compreender os conceitos de gênero, sexo e sexualidade, ainda que tenham afirmado apoiar palestras e atividades de conscientização para tratar sobre diversidade de gênero em sala de aula, bem como resistência por parte de alguns alunos e professores. O incipiente conhecimento teórico dos gestores e as resistências evidenciam a necessidade de debates, práticas de ensino e políticas públicas voltadas ao respeito às pluralidades, na contramão da cultura do preconceito.

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Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Professora  Doutora  do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Lorena Brenda Santos Nascimento, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará; bolsista de Iniciação Científica CNPQ.

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

FIALHO, L. M. F.; NASCIMENTO, L. B. S. O que os gestores escolares da rede pública entendem sobre gênero?. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 927–945, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10147. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10147. Acesso em: 29 mar. 2024.