A sexualidade infantil em destaque: algumas reflexões a partir da perspectiva freudiana
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12583Palavras-chave:
Sexualidade, Sexualidade infantil, Freud, Psicanálise, Psicologia da educação.Resumo
O presente artigo é um estudo embasado na análise bibliográfica e tem por objetivo discutir um dos principais fundamentos da teoria psicanalítica freudiana: a sexualidade infantil. No início do século XX Freud causa impacto ao apresentar a criança como um ser dotado de sexualidade e ao apontar a importância da sexualidade para a constituição do sujeito. Freud amplia o conceito de sexualidade, afirmando que a mesma é inerente ao sujeito. A partir de tal perspectiva o termo sexualidade necessita ser diferenciado da noção de genitalidade, comumente empregada ao termo. Na concepção freudiana a sexualidade infantil é caracterizada como perverso-polimorfa e autoerótica. Freud afirma também que a criança é bissexual. Ao longo do artigo são também discutidos os conceitos de complexo de Édipo e amnésia infantil na visão freudiana, bem como a necessidade e a importância do esclarecimento sexual para as crianças.Downloads
Referências
FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da Sexualidade. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 7). 3.ed. Rio de Janeiro: Imago. 1989a. (Originalmente publicado em 1905).
FREUD, S. O Esclarecimento Sexual das Crianças. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 9, pp. 137-144). 3.ed. Rio de Janeiro: Imago. 1989b. (Originalmente publicado em 1907).
FREUD, S. Sobre as Teorias Sexuais das Crianças. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 9, pp. 213-228). 3.ed. Rio de Janeiro: Imago. 1989c. (Originalmente publicado em 1908).
FREUD, S. A organização genital infantil: uma interpolação na teoria da sexualidade. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 19). 3.ed. Rio de Janeiro: Imago. 1989d. (Originalmente publicado em 1923).
FREUD, S. A dissolução do complexo de Édipo. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 19, pp. 217 - 224). 3.ed. Rio de Janeiro: Imago. 1989e. (Originalmente publicado em 1924).
FREUD, S. Algumas consequências psíquicas da distinção anatômica entre os sexos. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 19, pp. 309-320). 3.ed. Rio de Janeiro: Imago. 1989f. (Originalmente publicado em 1925).
FREUD, S. Conferência XXXIII: Feminilidade. Novas Conferências Introdutórias sobre Psicanálise. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 22). 3.ed. Rio de Janeiro: Imago. 1989g. (Originalmente publicado em 1933).
KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. 3.ed. São Paulo: Scipione, 2007.
ZORNIG, S. M. A. As teorias sexuais infantis na atualidade: algumas reflexões. Psicologia em Estudo, Maringá 34 (1), p. 73-77, jan./mar. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.