Ser professor na educação infantil: gênero e docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12616

Palavras-chave:

Gênero, Docência, Educação infantil.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória de vida e profissional de um professor da Educação Infantil, bem como algumas questões de gênero envolvendo a docência. A pesquisa ocorreu em uma pré-escola municipal. Para a coleta de dados foram utilizadas as estratégias de investigação de abordagem qualitativa, como a observação participante e a realização de entrevista semiestruturada. Apreendemos momentos de interação do professor com a sua turma de alunos e alunas e suas práticas cotidianas. Através de seus relatos, o docente revelou como foi o seu ingresso na profissão, os desafios e os entraves enfrentados. Concluímos que a entrada de professores homens nesta etapa da educação pode contribuir para desconstruir concepções naturalizadas acerca da profissão, bem como romper com a imagem da mulher como educadora de crianças pequenas.

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Biografia do Autor

Fernanda Ferrari Ruis Sciotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Programa de Pós Graduação em Educação Sexual, GEPIFE – grupo de estudos e pesquisas sobre infância, família e escolarização. UNESP/CNPQ

Marcia Cristina Argenti Perez, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Programa de Pós Graduação em Educação Sexual, GEPIFE – grupo de estudos e pesquisas sobre infância, família e escolarização. UNESP/CNPQ

Luciana Ponce Bellido, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – GO

GEPIFE – grupo de estudos e pesquisas sobre infância, família e escolarização. UNESP/CNPQ.

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Publicado

01/06/2019

Como Citar

SCIOTTI, F. F. R.; PEREZ, M. C. A.; BELLIDO, L. P. Ser professor na educação infantil: gênero e docência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.2, p. 1569–1579, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.2.12616. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12616. Acesso em: 13 nov. 2024.

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