É só brincadeira de criança? Discussões sobre cooperação e competição na construção das relações de gênero de escolares

Autores

  • Danúbia Ângela Silva Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG.
  • Rafaella Cristina Campos Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG.
  • Leandro Veloso Silva Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG.
  • Giuliano Roberto da Silva Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG; Centro Mineiro de Ensino Superior (CEMES) – Campo Belo – MG; Secretaria Regional do Estado de Minas Gerais (SRE - Varginha) - Varginha - MG. http://orcid.org/0000-0001-9578-5426

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.10990

Palavras-chave:

Relações de gênero, Competição, Cooperação, Escola.

Resumo

Objetiva-se neste artigo identificar as formas de manifestações das relações de gênero de escolares a partir da prática da Educação Física. Optou-se pela metodologia qualitativa, com cunho de estudo de caso, com coleta de dados através de observação participante e análise por descrição reflexiva. Evidenciou-se que nas práticas esportivas escolares, a figura do/a professor/a pode estimular e desenvolver a cooperação ao mesmo tempo em que trabalha diversas situações de competição entre os/as alunos/as perante a proposta de uma aula/atividade mista (jogo de equipe) e ambos os gêneros feminino e masculino, apresentam reações diferentes nas ditas “situações do jogo”, tornando desafiador o papel da escola no sentido de tentar trabalhar com conceitos e construções no entorno das relações de gênero, situação em que os momentos de cooperação e também competição pode de certa forma, se constituir em uma possibilidade de se garantir a formação de cidadãos e cidadãs com sentimentos mais igualitários.

Biografia do Autor

Danúbia Ângela Silva, Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG.

Graduada em Educação Física pela Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG.

Rafaella Cristina Campos, Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG.

Professora de Educação Superior na FAGAMMON desde agosto de 2014 até o presente momento; Doutoranda pela Universidade Federal de Lavras - UFLA no Departamento de Administração e Economia (DAE) com Ênfase na Linha 2: Organizações, Gestão e Sociedade com formação completa prevista para dezembro/2018. Mestre pela Universidade Federal de Lavras - UFLA no Departamento de Administração e Economia (DAE) com Ênfase na Linha 2: Organizações, Gestão e Sociedade com formação completa em fevereiro/2014; Psicóloga Bacharel pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS com formação completa em dezembro/2011; Micro Empreendedora Consultora em Gestão de Desenvolvimento desde janeiro de 2012 até presente momento; Psicóloga Educacional e Organizacional no Instituto Presbiteriano Gammon de março de 2016 até presente momento; Atuante no Núcleo de Pesquisa em Organização, Gestão e Sociedade, no departamento de administração e economia da Universidade Federal de Lavras (NEORGS/DAE/UFLA) Coordenado pela Professora Dr. Mônica Cappelle desde janeiro de 2012 até presente momento; Fundadora e Coordenadora do Grupo de Extensão Sobre Trabalho, Organizações e Relações Humanas (GESTORH) em exercício na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON, desde fevereiro de 2016 até presente momento; Pesquisadora na área de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas com Ênfase em Carreira.

Leandro Veloso Silva, Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG.

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Faculdade Presbiteriana Gammon (1999). - DOUTORANDO em ESTUDOS DO LAZER / LAZER E SOCIEDADE - pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO - da Universidade Federal de Minas gerais - UFMG (início em 2016). - MESTRE EM EDUCAÇÃO - MPE - pelo Departamento de Educação - DED - da Universidade Federal de Lavras - UFLA (2013). - ESPECIALISTA em ESPORTE ESCOLAR pela Universidade de Brasília- EaD (2006) - em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Lavras (2004) e em NUTRIÇÃO HUMANA E SAÚDE pela Universidade Federal de Lavras (2001). - Possui curso de extensão em RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS pela Universidade Federal de São João Del Rei (2009) e de PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS pela Universidade de Brasília (2009). - Professor do Ensino Fundamental - Séries Iniciais e Finais do Centro de Atenção Integral à Criança - CAIC - E M Itália Cautiêro Franco - Professor do Ensino Fundamental - Séries Iniciais / Finais e Educação Infantil do Instituto Presbiteriano Gammon. - Professor/Tutor a Distância do Curso de Especialização Lato Sensu / Extensão - EAD - em "Gênero e Diversidade na Escola - GDE" pelo CEAD-UFLA - UAB (2010 - 1012). - Professor/Tutor Graduação Letras Português, Letras Inglês e Pedagogia pelo CEAD-UFLA (2012 - 2013). - Professor Formador do Curso de Graduação em Pedagogia - EAD pelo CEAD-UFLA (Disciplinas: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA / PEDAGOGIA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES / LINGUAGEM CORPORAL desde 2013). - Professor Formador do Curso de Graduação em Filosofia - EAD pelo CEAD-UFLA (Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II, III e IV / desde 2014) - Surpevisor de Docência a Distância / Tutoria do Curso de Filosofia - EAD pelo CEAD-UFLA (Estágio Supervisionado / desde 2014) - Professor da Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON - Curso de Graduação em Educação Física Licenciatura/Bacharelado (Disciplina: PEDAGOGIA DO ESPORTE / PRÁTICA DE FORMAÇÃO I desde 2014) - Membro do Grupo de Pesquisa - FESEX - "Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente" do Departamento de Educação da UFLA (desde 2011).

Giuliano Roberto da Silva, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG; Centro Mineiro de Ensino Superior (CEMES) – Campo Belo – MG; Secretaria Regional do Estado de Minas Gerais (SRE - Varginha) - Varginha - MG.

Doutor em Promoção de Saúde na Universidade de Franca - UNIFRAN - Franca SP (2017), Mestre em Biotecnologia em Saúde na Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR - Três Corações MG (2008), Especialização em Diversidade e Gênero na Escola - Universidade Federal de Lavras - UFLA - Lavras MG (2011), Especialização em Ginástica Especial Corretiva pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - UNIFMU - São Paulo SP (2000), possui graduação "Licenciatura Plena" em Educação Física pela Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON - Lavras MG (1998). Nas Artes Marciais possui as seguintes graduações: Professor Faixa Preta 3º DAN de TAEKWONDO - Belo Horizonte MG (2012), Professor Faixa Preta 1° DAN de NINJUTSU - Nepomuceno MG (2012). Atua nas seguintes instituições de Ensino Superior: Professor da Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON (Lavras-MG), Professor da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS (Alfenas-MG), Centro Mineiro de Ensino Superior – CEMES (Campo Belo-MG). Funcionário Público atua como Professor na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais - lotado na Escola Estadual Coronel Joaquim Ribeiro (Nepomuceno-MG). Em academias atua na Espaço Saúde (Nepomuceno-MG) e Gym Center (Lavras-MG). No momento suas atividades principais são: Docência Universitária (Graduação e Pós-Graduação), Educação Física Escolar (Ensino Fundamental), Avaliador Físico, Montagem de Programa de Treinamento (Musculação) e Artes Marciais (TAEKWONDO) e (NINJUTSU). Tem experiência nas seguintes disciplinas em nível Universitário Superior de Graduação: Atletismo, Ginástica Geral, Ginástica Especial Corretiva, Psicomotricidade, Lutas e Artes Marciais, Musculação, Socorros Urgentes, Prática de Formação, Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico, Estágio Supervisionado, Prescrição de Exercício para Atividade Individualizada (Personal Trainer), Motricidade Humana, Treinamento Desportivo, Atividade Física para Grupos Especiais, Esportes Complementares, Educação Física Adaptada e em nível de Pós Graduação (Latu Sensu): Atividade Física para Grupos Especiais (Hipertensos, Cardiopatas, Obesos, Dislipidemias, Problemas Posturais e Articulares, Problemas do Aparelho Respiratório (Bronquite e Asmáticos), Diabéticos, Gestantes e Terceira Idade).

Referências

AGUIAR, J. S.; DUARTE, E. Educação inclusiva: um estudo na área da educação física. Revista Bras. Ed Esporte, v.11, n.2, p. 223–240, 2005.

BRITO, L. T.; SANTOS, M. P. Masculinidade na educação física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/ exclusão. Revista Bras. Ed Física Esporte, v.27, n.2, p.235–246, 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

DEVIDE, F. P.; OSBORNE, R.; SILVA, E. R.; FERREIRA, R. C.; SANT CLAIR, E.; NERY, A. Estudo de gênero na educação física Brasileira. Revista Motriz, 2011. v.17 n.1, p.93-103, 2011.

FERNANDES, O. S.; ELALI, G. A. Reflexões sobre o comportamento infantil em um pátio escolar: O que aprendemos observando as atividades das crianças. Revista Paidéia, v.18.n.39, p.41-52, 2008.

LOVISOLO, H. R.; BORGES, C. N. F.; MUNIZ, I. B. Competição e Cooperação: na procura do equilíbrio. Revista Brasileira Ciência e Esporte, v.35, n.1, p.129–143, 2013.

MACHADO, P. X.; BORGES, V. C.; AGILIO, D. D. D.; KOLLER, S. H. O impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar (ABRAPEE), v.11, n.1, p.51–62, 2007.

MACIEL, L. H. R.; CAMPOS, R. C.; FARIA, M.; PERRONI, R. P. Gênero e formação em educação física escolar: um estudo exploratório. Revista VSinad simpósio nacional de administração, v.1, n.2, p.1-17, 2013.

PALMIERI, M. W. A.; BRANCO, A. U. Cooperação, competição e individualismo em uma perspectiva sociocultural construtivista. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, v.17, n.2, p.189-198, 2004.

SANCHES, S. M.; RUBIO, K. A prática esportiva como ferramenta educacional: trabalhando valores e a resiliência. Revista Educação e Pesquisa, v.37, n.4, p.825-842, 2011.

SOUSA, E. S.; ALTMANN, H. Meninos e meninas: Expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cadernos Cedes, v.19, n.48, p.52-68, 1999.

Publicado

18/10/2019

Como Citar

SILVA, D. Ângela; CAMPOS, R. C.; SILVA, L. V.; DA SILVA, G. R. É só brincadeira de criança? Discussões sobre cooperação e competição na construção das relações de gênero de escolares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1111–1123, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.10990. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10990. Acesso em: 28 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)