Binsex: uma proposta de bingo como recurso didático em abordagem crítica da educação sexual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12617

Palavras-chave:

Jogo de bingo, Ensino de biologia, Saúde sexual, Educação sexual emancipatória, Didática em educação sexual.

Resumo

Apresentamos o bingo como uma proposta de recurso didático-pedagógico em abordagens sobre sexualidade e saúde sexual. Pautado na Declaração dos Direitos Sexuais e no paradigma da educação sexual emancipatória, o jogo objetiva promover o acesso à informação, ao conhecimento científico e à educação sexual esclarecedora. Também visa o estímulo à criação de metodologias diferenciadas que promovam a superação da educação bancária e potencializem a prática pedagógica de docentes de Ciências Biológicas ao abordar temas da educação sexual de forma criativa. De natureza qualitativa, seu planejamento foi orientado a partir da generalidade do Design Based Research (DBR), além dos documentos norteadores: Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Declaração dos Direitos Sexuais (2014) e Proposta Curricular de Santa Catarina (2014). Simulações e avaliações registraram que o Binsex pode incentivar estes docentes e estimular abordagens dialógicas, crítico-reflexivas e lúdicas sobre sexualidade e saúde sexual, potencializando a comunicação, interação e aprendizagem de estudantes.

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Biografia do Autor

Ediane da Silva, (PPGE/UNISUL)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/UNISUL), Tubarão – Santa Catarina – Brasil. Professora de Biologia pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC). Membro do Grupo de Pesquisa GPECrit – Educação em Ciências e Pensamento Crítico CNPq/UNISUL.

Yalin Brizola Yared, Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL.

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/Mestrado, da Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL. Líder do Grupo de Pesquisa GPECrit – Educação em Ciências e Pensamento Crítico CNPq/UNISUL. Membro do Grupo de Pesquisa EDUSEX – Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC.

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Publicado

01/06/2019

Como Citar

SILVA, E. da; YARED, Y. B. Binsex: uma proposta de bingo como recurso didático em abordagem crítica da educação sexual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.2, p. 1580–1600, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.2.12617. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12617. Acesso em: 21 dez. 2024.