Ensino superior nos planos municipais de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.15535

Palavras-chave:

Ensino superior, Plano Municipal de Educação, Pesquisa documental, Metas e estratégias, Monitoramento

Resumo

O presente texto objetiva debater como os Planos Municipais de Educação (PMEs) de Jataí e Mineiros – municípios localizados no sudoeste goiano – abordam o Ensino Superior, considerando a democratização e a qualidade social desse nível de ensino como categorias analíticas. Por meio de pesquisa documental, com base nos textos dos PMEs dos citados municípios, seus relatórios de monitoramento e o monitoramento nacional do Plano Nacional de Educação e o auxílio para organização dos dados do software IRAMUTEQ foram sistematizadas nuvem de palavras para identificar a ocorrência de expressões que dialogassem com o objetivo do estudo em tela. Como resultados, conclui-se que o acesso aos documentos é limitado nos municípios, a palavra democratização e suas derivações não figuram entre as principais nas nuvens de palavras, apontando para a valorização no discurso, mas a nula menção nas metas e estratégias sobre o Ensino Superior nos PMEs estudados; dados dos municípios também apontam para a prevalência de instituições privadas de Ensino Superior, colocando em discussão a qualidade social da educação ofertada nesse nível e, cientes do papel dos municípios na oferta do Ensino Superior, destaca-se a relevância desse ente federativo na organização e fomento à etapa de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pauliane Rodrigues Resende, Universidade Federal de Jataí (UFG), Jataí – GO – Brasil

Mestrado em Educação (UFG). Docente do Curso de Direito (UNIFIMES).

Camila Alberto Vicente de Oliveira, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Docente da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (USP).

Referências

ARANDA, Maria Alice de Miranda; PRZYLEPA, Mariclei; MAIA, Elizangela Tiago. Atuação do Conselho de Educação no controle social dos planos decenais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, p. 735-750, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/765/showToc. Acesso em: 24 jul. 2020.

BORDIGNON, Genuíno. Caminhar da Educação Brasileira: muitos planos, pouco planejamento. In: SOUZA, Donaldo Bello; MARTINS, Angela Maria (org.). Planos de Educação no Brasil: Planejamento, Políticas, Práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 29-53.

BORDIGNON, Genuíno. Gestão da educação no município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009. (Educação Cidadã; 3).

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 10 maio 2020.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jun. 2020.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 04 ago. 2020.

CABRAL NETO, Antônio; CASTRO, Alda Maria Duarte Araujo; GARCIA, Luciane Terra dos Santos. Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR. RBPAE. v. 32, n. 1, p. 047-067 jan./abr. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/62648/37750. Acesso em: 24 jul. 2020.

DOURADO, Luiz Fernandes. Estado, educação e democracia no Brasil: Retrocessos e resistências. Educação e Sociedade, Campinas, v. 40, p. 1-24, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v40/1678-4626-es-40-e0224639.pdf. Acesso em: 17 out. 2020.

JATAÍ. Lei Municipal n. 3.708 de 26 de junho de 2015. Plano Municipal de Educação. Jataí, GO, 2015.

LEMUS, Maria de La Luz Arriaga. Democratização da educação. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Livia Maria Fraga. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

LIMA, Paulo Gomes. Planejamento educacional: perspectivas da gestão democrática no poder local organizado. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 5, n. 3, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/issue/view/24. Acesso em: 24 jul. 2020.

MINEIROS. Lei Municipal n. 1.746 de 27 de novembro de 2015. Plano Municipal de Educação. Mineiros, GO, 2015.

NEZ, Egeslaine de. Conselho municipal de educação (cme): desvelando o conceito de qualidade socialmente referenciada. Humanidades e Inovação, v. 5, p. 250-260, 2018. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/580. Acesso em: 12 out. 2020.

PAULA, Maria de Fátima Costa de. Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 22, n. 2, p. 301-315, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141440772017000200301&script=sci_abstract& tlng=pt. Acesso em: 30 out. 2020.

SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação v. 15, n. 44, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KdGRyTzTrq88q5HyY3j9pbz/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

SILVA, Celiane Líbia Sodré Dias da. O Plano Nacional de Educação: ações de monitoramento dentro e fora do Senado Federal. 2018 (Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Orçamento Público) – Instituto Legislativo Brasileiro, 2018. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/556146. Acesso em: 24 jul. 2020.

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro; MAGALHÃES, Solange Martins de Oliveira. Formação, profissionalização e trabalho docente: em defesa da qualidade social da educação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. Disponível em: http://www.gppege.org.br/ArquivosUpload/1/file/Forma%C3%A7ao%20Profissionalizacao%20e%20Trabalho%20Docente%20em%20defesa%20da%20qualidade%20social% 20da%20educacao.pdf. Acesso em: 26 out. 2020.

VIEIRA, Sofia Lerche. Planos e políticas educacionais: das concepções às práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 55-71.

Publicado

02/01/2022

Como Citar

RESENDE, P. R.; OLIVEIRA, C. A. V. de. Ensino superior nos planos municipais de educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0147–0162, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.15535. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15535. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos