Ensino superior nos planos municipais de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.15535

Palavras-chave:

Ensino superior, Plano Municipal de Educação, Pesquisa documental, Metas e estratégias, Monitoramento

Resumo

O presente texto objetiva debater como os Planos Municipais de Educação (PMEs) de Jataí e Mineiros – municípios localizados no sudoeste goiano – abordam o Ensino Superior, considerando a democratização e a qualidade social desse nível de ensino como categorias analíticas. Por meio de pesquisa documental, com base nos textos dos PMEs dos citados municípios, seus relatórios de monitoramento e o monitoramento nacional do Plano Nacional de Educação e o auxílio para organização dos dados do software IRAMUTEQ foram sistematizadas nuvem de palavras para identificar a ocorrência de expressões que dialogassem com o objetivo do estudo em tela. Como resultados, conclui-se que o acesso aos documentos é limitado nos municípios, a palavra democratização e suas derivações não figuram entre as principais nas nuvens de palavras, apontando para a valorização no discurso, mas a nula menção nas metas e estratégias sobre o Ensino Superior nos PMEs estudados; dados dos municípios também apontam para a prevalência de instituições privadas de Ensino Superior, colocando em discussão a qualidade social da educação ofertada nesse nível e, cientes do papel dos municípios na oferta do Ensino Superior, destaca-se a relevância desse ente federativo na organização e fomento à etapa de ensino.

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Biografia do Autor

Pauliane Rodrigues Resende, Universidade Federal de Jataí (UFG), Jataí – GO – Brasil

Mestrado em Educação (UFG). Docente do Curso de Direito (UNIFIMES).

Camila Alberto Vicente de Oliveira, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Docente da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (USP).

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

RESENDE, P. R.; OLIVEIRA, C. A. V. de. Ensino superior nos planos municipais de educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0147–0162, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.15535. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15535. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos