A percepção de estudantes sobre a convivência na escola: um estudo sobre contribuições dos Sistemas de Apoio entre Iguais (SAIS) em instituições escolares brasileiras e espanholas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14096

Palavras-chave:

Convivência, Sistemas de apoio entre pares (SAIs), Bullying

Resumo

A literatura mundial tem indicado formas mais eficazes de prevenção e intervenção ao bullying e suas consequências na escola. São estratégias que se apoiam na melhoria da qualidade do clima escolar e na implantação de Sistemas de Apoio entre Iguais (SAI). A presente investigação busca verificar a percepção dos estudantes em relação à qualidade da convivência em escolas com e sem a implantação de um tipo de SAI chamado “Equipes de Ajuda”, um modelo espanhol adaptado às escolas brasileiras. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo utilizando-se de um questionário entre estudantes do Brasil da Espanha. Participaram dessa investigação 756 estudantes de Escolas brasileiras, 454 de escolas com as EAs e 302 de escolas sem EAs; e 438 estudantes da Espanha, 243 de escolas com EAs e 195 de escolas sem EAs. Os resultados evidenciam melhor qualidade nas relações interpessoais em escolas com Equipes de Ajuda. Contudo, comparando a percepção das relações interpessoais de estudantes de escolas brasileiras e espanholas, em escolas brasileiras, mesmo com SAI implantado tem-se mais problemas do que em escolas espanholas que não possuem tal modelo de trabalho com os alunos. Entende-se que o modelo brasileiro é ainda recente e que, embora a temática da convivência esteja presente em leis brasileiras, não se dispõe de políticas públicas para a implementação de programas educacionais de prevenção aos problemas de convivência como na Espanha.

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Biografia do Autor

Luciene Regina Paulino Tognetta, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara-SP

Professora no Departamento de Psicologia da Educação e Líder do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (UNESP/UNICAMP). Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP).

José Maria Martínez Avilés, Universidade de Valladolid (UVA), Valladolid – España.

Professor no Departamento de Psicologia da Faculdade de Educação e Serviço Social. Área de Personalidade, Avaliação e Tratamento Psicológico.

Raul Alves de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara-SP

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Lídia Morcelli Duarte, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara-SP

Pedagoga Especialista em Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da Arte (UNIARA).

Sandra Trambaiolli de Nadai, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara-SP.

Mestre em Educação Escolar.

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

TOGNETTA, L. R. P. .; AVILÉS, J. M. M.; SOUZA, R. A. de; DUARTE, L. M.; NADAI, S. T. de. A percepção de estudantes sobre a convivência na escola: um estudo sobre contribuições dos Sistemas de Apoio entre Iguais (SAIS) em instituições escolares brasileiras e espanholas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1498–1523, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14096. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14096. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos