A promoção da convivência ética e a prevenção da violência na escola

Considerações sobre a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.3.16954

Palavras-chave:

Desenvolvimento moral, Convivência na escola, Formação continuada de professores, Programa de coabitação, Treinamento em escala

Resumo

O objetivo desta investigação foi descrever e analisar as percepções das equipes gestoras e docentes atuantes da rede estadual paulista a respeito de uma proposta de formação continuada que integra a construção de um programa de convivência escolar. Os dados foram obtidos com a utilização de escalas inspiradas em rubricas de avaliação respondidas por 92 gestores regionais, 1440 vice-diretores e Professores Mediadores da Convivência Escolar e 5551 docentes. Verificamos que a maioria dos profissionais compreendem conceitos relacionados ao desenvolvimento da autonomia moral do sujeito, concordam com a importância de oportunizar espaços de reconhecimento dos sentimentos dos estudantes, além da necessidade de um ambiente cooperativo, de uma comunicação não violenta e de relações recíprocas. Entretanto, para a maioria, transformar tudo isso em práticas que permeiam a rotina da escola e da sala de aula ainda é um desafio, reforçando a necessidade de que a formação docente inclua espaços contínuos de diálogo e reflexão sobre as temáticas relacionadas à convivência na escola.

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Biografia do Autor

Darlene Ferraz Knoener, Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Doutoranda em Educação Escolar.

Natália Cristina Pupin Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Mestrado em Educação Escolar.

Lídia Morcelli Duarte, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Mestranda em Educação Escolar.

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

KNOENER, D. F. .; PUPIN SANTOS, N. C. .; DUARTE, L. M. . A promoção da convivência ética e a prevenção da violência na escola: Considerações sobre a formação docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.3, p. e022094, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.3.16954. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16954. Acesso em: 3 dez. 2024.

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