Ensinando conceitos básicos de criptografia no ensino médio profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.14469

Palavras-chave:

Prática, Ensino, Aprendizagem , Criptografia

Resumo

A criptografia está presente em diversas operações realizadas diariamente pelas pessoas, tais como compras online ou no desenvolvimento de diálogos utilizando equipamentos computacionais e a Internet como meio. Embora a criptografia tenha muita importância no contexto contemporâneo, o ensino do tema é novo para os estudantes do Ensino Médio profissional. Neste aspecto, um dos maiores desafios está em motivar os alunos na utilização dos métodos criptográficos na sala de aula. O objetivo deste trabalho está em investigar o uso e a aprendizagem da criptografia por alunos do ensino médio profissional. Para tanto, foi utilizada a metodologia do tipo Survey com perguntas autoavaliativas sobre a motivação, compreensão, e o uso de ferramentas computacionais contendo conceitos básicos de criptografia. A análise das respostas sugere que a maioria dos alunos considera o tema criptografia de difícil aprendizado, mas todos foram capazes de praticar e aprender pelo menos uma das técnicas criptográficas ensinadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Paiva Melo Marin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF GOIANO), Urutaí – GO

Professora no curso de Informática. Doutorado em Ciência da Computação (CENTRALESUPÉLEC) – França.

Jackson Gomes Soares Souza , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campinas – SP

Docente no Curso de Informática. Doutorando em Educação Escolar (UNESP).

Luciano Heitor Gallegos Marin, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza – CE

Professor do Laboratório de Ciências de Dados e Inteligência Artificial (LCDIA). Doutorado em Engenharia (RENNES 1) – França.

Referências

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO/IEC 27001: Tecnologia da informação - Técnicas de segurança - Sistemas de gestão de segurança da informação - Requisitos. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2013.

ALVARENGA, L. G. Criptografia clássica e moderna. Clube de Autores, 2017.

BASTA, A.; BASTA, N.; BROWN, M. Segurança de computadores e teste de invasão. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2014.

BELLARE, M.; ROGAWAEY, P. Introduction to modern cryptography. Davis, United States of America: University of California at Davis, 2005. Disponível em: https://web.cs.ucdavis.edu/~rogaway/classes/227/spring05/book/main.pdf. Acesso em: 06 fev. 2019.

CERT – CENTRO DE ESTUDOS E TRATAMENTO DE INCIDENTES DE SEGURANÇA NO BRASIL. Cartilha de Segurança para Internet versão 4.0. São Paulo, SP: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2012. Disponível em: https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf. Acesso em: Acesso em: 04 abr. 2019.

FINNEY, H. et al. OpenPGP Message Format. RFC 4880. 2007. Disponível em: https://datatracker.ietf.org/doc/html/rfc4880. Acesso em: 23 maio 2019.

GESSINGER, R. M. Atividade em grupo. In: GRILLO, M. C. et al. A Gestão da Aula Universitária na PUCRS. Porto Alegre, RS: EdiPUCRS, 2008. p. 109-118.

GIANOTTO, D. E. P.; DINIZ, R. E. S. Formação inicial de professores de biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência. Revista Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 631–648, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/j/ciedu/a/m8BHLB9MbCb5zYhxKsVvcsk/abstract/?lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2019.

LAUDON, K.; LAUDON, J. Sistemas de informações gerenciais. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2014.

MASSETO, M. T. Competências pedagógicas do professor universitário. São Paulo, SP: Summus Editora, 2012.

OLEJAR, D.; STANEK, M. Some aspects of cryptology teaching. In: IFIP WG 11.8 1st World Conference on Information Security Education WISE1. 1999. p. 1-9. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.21.4050&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 06 ago. 2019.

OPENPGP. OpenPGP. 2018. Disponível em: https://www.openpgp.org. Acesso em: 20 maio 2019.

SILVA, V. et al. Mineração de dados utilizando análise de redes social para identificar tendências de participação em aulas presenciais. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION, 28., 2017, Recife. Anais […]. Recife, PE, 2017. p. 1467-1476. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7677. Acesso em: 30 set. 2020.

SONG, X.; DENG, H. Taking flexible and diverse approaches to get undergraduate students interested in cryptography course. In: First International Workshop on Education Technology and Computer Science. 2009. v. 2, p. 490-494. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/4959085. Acesso em: 09 abr. 2019.

STALLINGS, W. Criptografia e segurança de redes: princípios e práticas. 6. ed. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2015. 578 p.

VERACRYPT. Veracrypt: versão 1.18 de 2018. Disponível em: https://www.veracrypt.fr/en/Home.html. Acesso em: 20 maio 2019.

Publicado

01/08/2021

Como Citar

MARIN, R. P. M.; SOUZA , J. G. S.; MARIN, L. H. G. Ensinando conceitos básicos de criptografia no ensino médio profissional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 2, p. 1282–1296, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i2.14469. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14469. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos