Ensinando conceitos básicos de criptografia no ensino médio profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.14469

Palavras-chave:

Prática, Ensino, Aprendizagem , Criptografia

Resumo

A criptografia está presente em diversas operações realizadas diariamente pelas pessoas, tais como compras online ou no desenvolvimento de diálogos utilizando equipamentos computacionais e a Internet como meio. Embora a criptografia tenha muita importância no contexto contemporâneo, o ensino do tema é novo para os estudantes do Ensino Médio profissional. Neste aspecto, um dos maiores desafios está em motivar os alunos na utilização dos métodos criptográficos na sala de aula. O objetivo deste trabalho está em investigar o uso e a aprendizagem da criptografia por alunos do ensino médio profissional. Para tanto, foi utilizada a metodologia do tipo Survey com perguntas autoavaliativas sobre a motivação, compreensão, e o uso de ferramentas computacionais contendo conceitos básicos de criptografia. A análise das respostas sugere que a maioria dos alunos considera o tema criptografia de difícil aprendizado, mas todos foram capazes de praticar e aprender pelo menos uma das técnicas criptográficas ensinadas.

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Biografia do Autor

Regina Paiva Melo Marin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF GOIANO), Urutaí – GO

Professora no curso de Informática. Doutorado em Ciência da Computação (CENTRALESUPÉLEC) – França.

Jackson Gomes Soares Souza , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campinas – SP

Docente no Curso de Informática. Doutorando em Educação Escolar (UNESP).

Luciano Heitor Gallegos Marin, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza – CE

Professor do Laboratório de Ciências de Dados e Inteligência Artificial (LCDIA). Doutorado em Engenharia (RENNES 1) – França.

Referências

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Publicado

01/08/2021

Como Citar

MARIN, R. P. M.; SOUZA , J. G. S.; MARIN, L. H. G. Ensinando conceitos básicos de criptografia no ensino médio profissional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 2, p. 1282–1296, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i2.14469. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14469. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos