Pedagogia da arte como meio para o desenvolvimento da motivação educacional dos estudantes – futuros professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14975

Resumo

O documento é dedicado ao estudo do impacto da pedagogia da arte no desenvolvimento da motivação educacional dos estudantes. A pedagogia da arte é uma direção inovadora, cujo objetivo é criar uma nova metodologia cognitiva, superar barreiras psicológicas do pensamento, construir a interação entre um professor e um estudante com base na reflexão, auto-organização educacional e criativa para o desenvolvimento intelectual e criativo. Esta tecnologia é especialmente relevante na capacidade de integração da arte no contexto educacional para a resolução de tarefas profissionais e pedagógicas da prática educacional moderna. O objetivo do trabalho é estudar a influência das técnicas de pedagogia da arte no desenvolvimento da motivação educacional dos estudantes - futuros professores. O trabalho discute o papel e os dados de uma análise comparativa do planejamento temático para estudar o curso "História da Pedagogia e da Educação" em combinação com as técnicas da pedagogia da arte. Também descreve o curso e os resultados da experiência sobre o desenvolvimento da motivação educacional dos estudantes que utilizam estas técnicas. Os métodos de pesquisa foram: análise teórica da literatura científica, generalização, pesquisa e experimento pedagógico. Os resultados da pesquisa podem ser recomendados para professores universitários e universitários na formação de estudantes - futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iskander Engelevich Yarmakeev, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Digital and Bilingual Education and Deputy Director for Research of the Institute of Philology and Intercultural Communication.

Nelly Raisovna Valiakhmetova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Tatar Studies and Cultural Studies, Institute of Philology and Intercultural Communication. Candidate of Pedagogic Sciences.

Rimma Maratovna Akhmadullina, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Tatar Studies and Cultural Studies, Institute of Philology and Intercultural Communication. Candidate of Pedagogic Sciences.

Oksana Kabirovna Nazarova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Postgraduate Student of the Department of Digital and Bilingual Education, Institute of Philology and Intercultural Communication.

Rustem Yahevich Gibadullin, Moscow Pedagogical State University (MPGU), Moscow

Director of the Institute for Advanced Studies.

Referências

BROPHY, J. E. Motivating students to learn. Routledge, 2013.

BRYSON, C.; HAND, L. The role of engagement in inspiring teaching and learning. Innovations in education and teaching international, v. 44, n. 4, p. 349-362, 2007.

DAVIS, J. H. Why our high schools need the arts. New York, NY: Teachers College Press, 2011.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Cognitive evaluation theory. In Intrinsic motivation and self-determination in human behavior (pp. 43-85). Springer, Boston, MA. (1985).

EWING, A. R. Making a difference in learning through arts-rich pedagogy. 2018.

IGNATYEVA, I. The trend of technologisation of modern education (the use of humanitarian technologies). Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 214, p. 606-613, 2015.

KARKINA, S. V.; FAJZRAHMANOVA, L. T.; GLUZMAN, A. V. Subject-oriented approach in the professional formation of the future music teacher. Journal of History Culture and Art Research, v. 6, n. 4, p. 1071-1077, 2017.

KARKINA, S. V.; NURGAYANOVA, N. K.; KAUR, M. Traditional music and poetry of the tatars-mishars: Modern forms of existence. Humanities & Social Sciences Reviews, v. 7, n. 6, p. 477-480, 2019.

KARKINA, S. V.; SINGH, B.; VALEEVA, R. A. Signature pedagogies of music learning by the Means of MOODLE across Russian and Indian Approach. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGICAL ECOSYSTEMS FOR ENHANCING MULTICULTURALITY, 7., 2019, León. Proceedings […]. León, Spain, 2019. p. 575-581

KATASHEV, V. Pedagogy of higher education. Kazan, 2005. 395 p.

KAYUMOVA, R.; DYGANOVA, E.; BATYRSHINA, G.; BAGHDASARYAN, A. Formation of visual culture in teenagers by teaching them photographic art. International Journal of Innovative Technology and Exploring Engineering, v. 9, n. 1, p. 5130-5133, 2019.

MAKAROVA, K. Prospects for the Development of Art Pedagogical Education: the Case of the New Profile “Art of the book”. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 214, p. 305-318, 2015.

PAVILL, B. Fostering creativity in nursing students: a blending of nursing and the arts. Holistic Nursing Practice, v. 25, n. 1, p. 17-25, 2011.

RIEGER, K. L.; CHERNOMAS, W. M.; MCMILLAN, D. E.; MORIN, F. L. Navigating creativity within arts-based pedagogy: Implications of a constructivist grounded theory study. Nurse Education Today, v. 91, 104465, 2020).

SAEED, S.; ZYNGIER, D. How motivation influences student engagement: a qualitative case study. Journal of Education and Learning, v. 1, n. 2, p. 252-267, 2012.

VALLERAND, R. J.; REID, G. On the causal effects of perceived competence on intrinsic motivation: A test of cognitive evaluation theory. Journal of Sport and exercise Psychology, v. 6, n. 1, p. 94-102, 1984.

WOLTERS, C. A. Advancing achievement goal theory: using goal structures and goal orientations to predict students' motivation, cognition, and achievement. Journal of Educational Psychology, v. 96, n. 2, 236-250, 2004.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

YARMAKEEV, I. E.; VALIAKHMETOVA, N. R.; AKHMADULLINA, R. M.; NAZAROVA, O. K.; GIBADULLIN, R. Y. Pedagogia da arte como meio para o desenvolvimento da motivação educacional dos estudantes – futuros professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 387–397, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14975. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14975. Acesso em: 6 maio. 2021.