Pedagogia da arte como meio para o desenvolvimento da motivação educacional dos estudantes – futuros professores
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14975Resumo
O documento é dedicado ao estudo do impacto da pedagogia da arte no desenvolvimento da motivação educacional dos estudantes. A pedagogia da arte é uma direção inovadora, cujo objetivo é criar uma nova metodologia cognitiva, superar barreiras psicológicas do pensamento, construir a interação entre um professor e um estudante com base na reflexão, auto-organização educacional e criativa para o desenvolvimento intelectual e criativo. Esta tecnologia é especialmente relevante na capacidade de integração da arte no contexto educacional para a resolução de tarefas profissionais e pedagógicas da prática educacional moderna. O objetivo do trabalho é estudar a influência das técnicas de pedagogia da arte no desenvolvimento da motivação educacional dos estudantes - futuros professores. O trabalho discute o papel e os dados de uma análise comparativa do planejamento temático para estudar o curso "História da Pedagogia e da Educação" em combinação com as técnicas da pedagogia da arte. Também descreve o curso e os resultados da experiência sobre o desenvolvimento da motivação educacional dos estudantes que utilizam estas técnicas. Os métodos de pesquisa foram: análise teórica da literatura científica, generalização, pesquisa e experimento pedagógico. Os resultados da pesquisa podem ser recomendados para professores universitários e universitários na formação de estudantes - futuros professores.
Downloads
Referências
BROPHY, J. E. Motivating students to learn. Routledge, 2013.
BRYSON, C.; HAND, L. The role of engagement in inspiring teaching and learning. Innovations in education and teaching international, v. 44, n. 4, p. 349-362, 2007.
DAVIS, J. H. Why our high schools need the arts. New York, NY: Teachers College Press, 2011.
DECI, E. L.; RYAN, R. M. Cognitive evaluation theory. In Intrinsic motivation and self-determination in human behavior (pp. 43-85). Springer, Boston, MA. (1985).
EWING, A. R. Making a difference in learning through arts-rich pedagogy. 2018.
IGNATYEVA, I. The trend of technologisation of modern education (the use of humanitarian technologies). Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 214, p. 606-613, 2015.
KARKINA, S. V.; FAJZRAHMANOVA, L. T.; GLUZMAN, A. V. Subject-oriented approach in the professional formation of the future music teacher. Journal of History Culture and Art Research, v. 6, n. 4, p. 1071-1077, 2017.
KARKINA, S. V.; NURGAYANOVA, N. K.; KAUR, M. Traditional music and poetry of the tatars-mishars: Modern forms of existence. Humanities & Social Sciences Reviews, v. 7, n. 6, p. 477-480, 2019.
KARKINA, S. V.; SINGH, B.; VALEEVA, R. A. Signature pedagogies of music learning by the Means of MOODLE across Russian and Indian Approach. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGICAL ECOSYSTEMS FOR ENHANCING MULTICULTURALITY, 7., 2019, León. Proceedings […]. León, Spain, 2019. p. 575-581
KATASHEV, V. Pedagogy of higher education. Kazan, 2005. 395 p.
KAYUMOVA, R.; DYGANOVA, E.; BATYRSHINA, G.; BAGHDASARYAN, A. Formation of visual culture in teenagers by teaching them photographic art. International Journal of Innovative Technology and Exploring Engineering, v. 9, n. 1, p. 5130-5133, 2019.
MAKAROVA, K. Prospects for the Development of Art Pedagogical Education: the Case of the New Profile “Art of the book”. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 214, p. 305-318, 2015.
PAVILL, B. Fostering creativity in nursing students: a blending of nursing and the arts. Holistic Nursing Practice, v. 25, n. 1, p. 17-25, 2011.
RIEGER, K. L.; CHERNOMAS, W. M.; MCMILLAN, D. E.; MORIN, F. L. Navigating creativity within arts-based pedagogy: Implications of a constructivist grounded theory study. Nurse Education Today, v. 91, 104465, 2020).
SAEED, S.; ZYNGIER, D. How motivation influences student engagement: a qualitative case study. Journal of Education and Learning, v. 1, n. 2, p. 252-267, 2012.
VALLERAND, R. J.; REID, G. On the causal effects of perceived competence on intrinsic motivation: A test of cognitive evaluation theory. Journal of Sport and exercise Psychology, v. 6, n. 1, p. 94-102, 1984.
WOLTERS, C. A. Advancing achievement goal theory: using goal structures and goal orientations to predict students' motivation, cognition, and achievement. Journal of Educational Psychology, v. 96, n. 2, 236-250, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.