Problemas de aprendizagem on-line nas universidades da Rússia
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14988Palavras-chave:
Aprendizagem on-line, Educação online, Engajamento, Feedback, Educação autodidata, Avaliação, Principais competências do professor, EstudanteResumo
Existe uma incerteza considerável quanto ao modo como conduzimos nossas vidas. Enfrentamos mudanças globais relativas a cada aspecto de nossas vidas: economia, tecnologias digitais, culturas, línguas e até mesmo nossa saúde e hoje sem mencionar todas as conseqüências catastróficas da pandemia e da desaceleração econômica. As instituições estão respondendo às circunstâncias atuais com uma mudança para o aprendizado online. Embora a maioria das universidades tenha mudado urgentemente para o aprendizado online e se beneficiado do uso de plataformas educacionais e de videoconferência, as questões causadas pela educação online sob estas circunstâncias ainda estão para ser estudadas e cuidadosamente analisadas. Este artigo problematiza a influência do aprendizado online e revela uma série de armadilhas que surgem no processo de educação online, assim como uma análise detalhada destas questões. Descobriu-se que o processo de aprendizagem on-line é afetado por uma gama mais ampla de razões do que esperávamos. O método interrogativo foi usado como a principal ferramenta de medição. Os estudos de avaliação foram realizados na universidade sobre seu uso de um sistema de educação online como uma resposta forçada à atual pandemia mundial. Entre as questões reveladas, estabelecemos o seguinte: a capacidade dos alunos de aprender de forma autodirigida, ferramentas de avaliação utilizadas pelos professores para avaliar o conhecimento, feedback oportuno dos professores, competências essenciais e qualidades pessoais dos professores, questões técnicas, de saúde, e algumas outras. Os eventos globais causaram uma situação em que as universidades tiveram que reconsiderar a maneira como elas oferecem educação às pessoas. O objetivo é torná-la mais expedita, acessível e personalizada. As informações contidas no documento podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação on-line e para o sucesso do aprendizado.
Downloads
Referências
BROADBENT, J.; POON, W. L. Self-regulated learning strategies & academic achievement in online higher education learning environments: A systematic review. The Internet and Higher Education, v. 27, p. 1-13, 2015.
ĆUKUŠIĆ, M.; GARAČA, Ž.; JADRIĆ, M. Online self-assessment and students' success in higher education institutions. Computers & Education, v. 72, p. 100-109, 2014.
GIKANDI, J. W.; Morrow, D.; Davis, N. E. Online formative assessment in higher education: A review of the literature. Computers & education, v. 57, n. 4, p. 2333-2351, 2011.
GLUKHOV, A. P. Features of culture of virtual communications of generation z: management of communication regimes. Znak: Problemnoye pole mediaobrazovaniya, v. 4, n. 30, p. 157-166, 2018.
HEW, K. F.; Cheung, W. S. Students’ and instructors’ use of massive open online courses (MOOCs): Motivations and challenges. Educational research review, v. 12, p. 45-58, 2014.
KUO, Y. C. et al. Interaction, Internet self-efficacy, and self-regulated learning as predictors of student satisfaction in online education courses. The internet and higher education, v. 20, p. 35-50, 2014.
LEE, K. Rethinking the accessibility of online higher education: A historical review. The Internet and Higher Education, v. 33, p.15-23, 2017.
MAKAROVA, L. N.; SARTSEV, M. V. Problem zones of teachers and students’ interaction. Social-economic phenomena and processes, v. 12, n. 5, p. 210-216, 2017.
NICOL, D. J.; MACFARLANE‐DICK, D. Formative assessment and self‐regulated learning: A model and seven principles of good feedback practice. Studies in higher education, v. 31, n. 2, p. 199-218, 2006.
RAZDORSKAYA, I. M. et al. Ethic aspects of the teachers and students interaction in the process of education. Karelian Scientific Journal, v. 7, n. 1(22), p. 53-56, 2018.
SHIN, T. S.; RANELLUCCI, J.; ROSETH, C. J. Effects of peer and instructor rationales on online students’ motivation and achievement. International Journal of Educational Research, v. 82, p. 184-199, 2017.
TIKHONOVA, N. V.; ILDUGANOVA, G. M.; LUKINA, M. S. Implemented teaching methods based on interactive learning process in order to increase the ability of learning foreign language. The Journal of Social Sciences Research, p. 473-478, 2018.
TIKHONOVA, N. V.; ILDUGANOVA, G. M.; LUKINA, M. S. Research projects as an effective practice of teaching ecological thinking through second language. Turkish Online Journal of Design Art and Communication, v. 7, p. 809-815, 2017.
WANG, J. et al. Meaningful engagement in Facebook learning environments: merging social and academic lives. Turkish Online Journal of Distance Education, v. 14, n. 1, p. 302-322, 2013.
WASCHULL, S. B. The online delivery of psychology courses: attrition, performance, and evaluation. Teaching of Psychology, v. 28, n. 2, p. 143-147, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.