Estudantes internacionais em universidades da Rússia: papel da mídia de massa na formação de peculiaridades de atitude para eles e problemas de adaptação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15282

Palavras-chave:

Jovens estudantes, Estudantes migrantes, Educação, Processos de migração

Resumo

Hoje em dia, uma das estratégias educacionais é fortalecer a cooperação internacional e atrair estudantes internacionais para estudar em universidades russas. As questões de migração atualmente permanecem relevantes e de natureza delicada e discutível e, para os jornalistas, são atraentes. O estudo tem como objetivo investigar e analisar a presença de uma imagem estereotipada de um estudante migrante, seu conteúdo, natureza e orientação na mídia de massa. Como método de pesquisa, um questionário foi usado para investigar com eficácia a imagem de um estudante internacional que estuda em uma universidade russa com residentes, criada pela mídia de massa. O artigo examina a prevalência e as características da transmissão de estereótipos sobre estudantes migrantes, as características da formação da imagem de um migrante na mídia, identifica os principais problemas de adaptação, dificuldades enfrentadas por estudantes migrantes. A novidade e originalidade do estudo residem no fato de que a importância do ambiente de mídia para a gestão dos processos de migração de estudantes internacionais é determinada pela primeira vez. É revelado que as questões mais desafiadoras para os alunos migrantes são: questões relacionadas à vida cotidiana, emprego, aquisição de línguas, costumes culturais e condições climáticas incomuns para eles. É revelado que a informação sobre estudantes migrantes na mídia não é tão padrão. Mostra-se que há mais informações prejudiciais sobre os migrantes nos canais centrais do que nos canais regionais. Os dados obtidos neste trabalho podem ser usados em psicologia étnica, psicologia social, pedagogia e psicologia da idade.

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Biografia do Autor

Ibragim D. Ibragimov, Pyatigorsk State University (PGLU), Pyatigorsk

Associate Professor and Head of the Department of Oriental Languages and Cultures. PhD in Education.

Yulia M. Korenko, State University of Management (SUM), Moscow

Associate Professor of the Department of Management in International Business and Tourism. PhD in Economics.

Valentin V. Matvienko, Peoples' Friendship University of Russia (RUD), Moscow

Associate Professor of the Department of Theory and History of Journalism. PhD in Philology.

Elena G. Khrisanova, I.Y. Yakovlev Chuvash State Pedagogical University (CHGPU)

Professor and Head of the Department of Humanities. Doctor of Education.

Andrey V. Kazakov, Vyatka State University (VYATSU)

Associate Professor of the Department of Linguistics and Translation. PhD in Philology.

Natalya M. Zabaznova, Plekhanov Russian University of Economics (PRUE), Moscow

Senior Lecturer of the Department of Foreign Languages.

Ashot S. Kagosyan, Gzhel State University (GSU), Elektroizolyator

Professor of the Department of Psychology and Pedagogy. Doctor of Education.

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Publicado

01/05/2021

Como Citar

IBRAGIMOV, I. D.; KORENKO, Y. M.; MATVIENKO, V. V.; KHRISANOVA, E. G. .; KAZAKOV, A. V.; ZABAZNOVA, N. M.; KAGOSYAN, A. S. Estudantes internacionais em universidades da Rússia: papel da mídia de massa na formação de peculiaridades de atitude para eles e problemas de adaptação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.2, p. 1001–1012, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.2.15282. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15282. Acesso em: 19 set. 2021.