Estudantes internacionais em universidades da Rússia: papel da mídia de massa na formação de peculiaridades de atitude para eles e problemas de adaptação
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15282Palavras-chave:
Jovens estudantes, Estudantes migrantes, Educação, Processos de migraçãoResumo
Hoje em dia, uma das estratégias educacionais é fortalecer a cooperação internacional e atrair estudantes internacionais para estudar em universidades russas. As questões de migração atualmente permanecem relevantes e de natureza delicada e discutível e, para os jornalistas, são atraentes. O estudo tem como objetivo investigar e analisar a presença de uma imagem estereotipada de um estudante migrante, seu conteúdo, natureza e orientação na mídia de massa. Como método de pesquisa, um questionário foi usado para investigar com eficácia a imagem de um estudante internacional que estuda em uma universidade russa com residentes, criada pela mídia de massa. O artigo examina a prevalência e as características da transmissão de estereótipos sobre estudantes migrantes, as características da formação da imagem de um migrante na mídia, identifica os principais problemas de adaptação, dificuldades enfrentadas por estudantes migrantes. A novidade e originalidade do estudo residem no fato de que a importância do ambiente de mídia para a gestão dos processos de migração de estudantes internacionais é determinada pela primeira vez. É revelado que as questões mais desafiadoras para os alunos migrantes são: questões relacionadas à vida cotidiana, emprego, aquisição de línguas, costumes culturais e condições climáticas incomuns para eles. É revelado que a informação sobre estudantes migrantes na mídia não é tão padrão. Mostra-se que há mais informações prejudiciais sobre os migrantes nos canais centrais do que nos canais regionais. Os dados obtidos neste trabalho podem ser usados em psicologia étnica, psicologia social, pedagogia e psicologia da idade.
Downloads
Referências
ANISIMOV, S. F. Spiritual values: production and consumption. Moscow: Mysl, 1988.
BARANOV, V. V. et al. Attitude to ethical consumption as new ecological practice. Humanities and Social Sciences Reviews, v. 7, n. 4, p. 1173-1179, 2019.
BAYANOVA, A. R. et al. A philosophical view of organizational culture policy in contemporary universities. European Journal of Science and Theology, v. 15, n. 3, p. 121-131, 2019.
BEREZKINA, O. P. Socio-psychological influences of mass media. Moscow: Akademiya, 2009.
BOGOMOLOVA, H. H. Social psychology of press, radio and television. Moscow: Moscow University Press, 1991.
BORONOYEV, A. O. Perestroika of social relations and personality. Leningrad: Chelovek, 1988.
CHERDYMOVA, E. I. Psychological foundations of integration of environmental and occupational consciousness in the learning process at the university. Science and Business: Ways of Development, v. 4, p. 42-44, 2011b.
CHERDYMOVA, E. I. Psycho-pedagogical concept of the integration of environmental and occupational consciousness. Prospects of Science, v. 8, n. 23, p. 44-46, 2011a.
GELLNER, E. Nation and nationalism. Moscow: Progress. 1991.
GERASIMOVA, S. A. Television as a means of forming cultural values of the individual. 2000. Thesis (PhD) – St.Petersburg, 2000.
GLINSKAYA, I. U. Man in the system of mass communications: Soc. - philol. analysis. 1998. Thesis (PhD) – 1998.
GOLUBEV, A. From the history of training foreign specialists in Soviet (Russian) universities. Moscow: Information and reference publication INCORVUZ-XXI, 2002.
GRIGORICHEV, K. V.; TARASOVA, E. V. Migration relations between Kazakhstan and the Altai Territory in 1992-2001: regional features. Bulletin of Eurasia, v. 1, p. 152-168, 2004.
KAMARA, I. Features of social adaptation of African students to the conditions of life and study in Russia. Tomsk: Tomsk Polytechnic University Publishing House. 2012.
KOZLOV, V. I. Nationalism and ethnic nihilism. Svobodnaya mysl, v. 6, p. 98-104, 1996.
KVON, G. M. et al. Developing the Informational and Digital Environment of a University: Problem Analysis and Assessment. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 15, n. 10, p. 1841-1848, 2019.
MALAKHOV, V. C. The inconvenience of identity. Philosophy issues, v. 2, p. 43-53, 1998.
PANARIN, S. A. youth, nationalism and security (based on surveys in Russia and Kazakhstan). Bulletin of Eurasia, v. 3, p. 79-133, 2000.
PARK, R. Competition. Conflict. Accommodation. Assimilation. Theoretical Sociology: An Anthology. Moscow: publishing house "University", 2002.
PRYADKINA, O. A. Social adaptation and problems of modern students. Week of science in MGTI. Materials of the scientific and practical conference, v. 4, p. 177-178, 2005.
SAFONOVA, M. A. Organization of migration flow: student networks Kazakhstan-St. Petersburg. Journal of Sociology and Social Anthropology, v. 4, p. 107-132, 2008.
SHEREGI, F. E.; DMITRIEV, N. M.; AREFYEV, A. L. Scientific and pedagogical potential and export of educational services of Russian universities (sociological analysis). Moscow: Center for Forecasting, 2002.
SOKOLOV, A. V. General theory of social communication. St. Petersburg: Mikhailov, 2002.
STAROSOTNIKOVA, V. Strategies of professional adaptation of students in the social space of higher educational institutions. 2010. Thesis (PhD) – Novgorod, 2010.
STEPANOV, E. I. Conflicts in Modern Russia (problems of analysis and regulation). Moscow: Editorial URSS, 1999.
SVIRIDOV, N. A. To the question of the essence and the main factors of students’ adaptation in higher education. Objective and Subjective in Social Development, v. 1, p. 17-19, 1981.
VOLKOGONOVA, O. D. Ethnic identification of Russians, or the temptation of nationalism. The world of Russia, v. 2, p. 23-31, 2001.
VOROBYOV, G. G. Youth in information society. Moscow: Molodaya Gvardiya Publishing House, 1990.
VYATKIN, B. A.; KHOTINETS, V. Ethnic self-consciousness as a factor in the development of individuality. Psychology Journal, v. 17, n. 5, p. 69-71, 1996.
WIENER, B. E.; TAVROVSKY, A. B. Migrants in the labor markets in St. Petersburg. Journal of Sociology and Social Anthropology, v. 4, p. 97-121, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.