Pedagogia de museus na educação: aspectos educacionais, históricos e pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.3.15596Palavras-chave:
Museu, Pedagogia, Educação, Aspectos pedagógicos, InovaçãoResumo
No atual estágio de desenvolvimento civilizacional, caracterizado por inúmeras transformações nas esferas histórico-políticas, socioeconômicas, culturais, científicas e educacionais do progresso social, destaca-se a importância de utilizar os resultados da inovação pedagógica na formação continuada. O objetivo do estudo é considerar a experiência de utilização da pedagogia museológica a partir da educação e analisar esse fenômeno do ponto de vista histórico e pedagógico. Para atender ao objetivo do estudo, é utilizado o método descritivo. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a missão dos museus é elevar o nível de conhecimento e educação moral e espiritual. Os autores afirmam que a abordagem prioritária da política cultural, científica e educacional estadual deve ser o uso efetivo das atividades museológicas para o bem público. A educação requer a introdução ativa da pedagogia de museus para melhorar o processo educacional.
Downloads
Referências
BAZYL, L. O. Features of the organization of ethnographic practice in the professional training of teachers of vocabulary. Ukrainska literatura v zahalnoosvitnii shkoli, 12, 3437. 2008.
BELOFASTOVA, T. Yu.. Museums in the cultural space: an evolutionary approach. Bulletin of the State Academy of Management of Culture and Arts, 1, 5357. Millennium Publishing House. 2010.
DUDAR, O. V. Actuality and perspectives of museum pedagogy. Proceedings from the VI Annual All-Ukrainian Scientific and Practical Conference: Research of young scientists in the context of the development of modern science. Kyiv. 2016.
FILIPCHUK, N. Museum pedagogy in the optimization of the cultural and educational process. Dukhovnist osobystosti: metodolohiia, teoriia i praktyka, 2 (77). Kyiv. 2017.
FILIPCHUK, N. Museum pedagogy and education of the nation. Molodyi vchenyi, 3 (55),137142, 2018.
FROMM, E. To have or to be? Zaporizhzhia: Big Press. 2012.
KAMINSKA, V. Museum pedagogy in the practice of modern CEE. Volyn Museum Bulletin, 5, 5053. 2013.
KARAMANOV, O. V. Museum pedagogy and STEAM education: new opportunities for innovation. Proceedings from Fifth Scientific and Practical Conference: Museum pedagogy problems, present, prospects. Kyiv-Pechersk National Historical and Cultural Reserve. Kyiv. 2017.
Ministry of Culture of the USSR Methodical recommendations on the main stages of excursion preparation. Kyiv, p. 5. 1980.
Ministry of Culture of the USSR. Methodical recommendations on the main stages of excursion preparation. Kyiv, p. 5, 1989.
SEMENOH, O. M.; BAZYL, L.O.; DIATLENKO, T.I. The professional practice of a teacher-vocabulary. Luhansk: Knowledge. 2011.
State National Program “Education” Ukraine of the 21st century. Kyiv: Raduga. 1994.
The strategy of national-patriotic education of children and youth for 2016-2020. Decree of the President of Ukraine of October 13, 2015, No 580 / 215. Available: http//www.lib.ru/politolog/lebon/psihologia.txt
UDOVYCHENKO, I. Museum pedagogy: theory and practice. Kyiv: Logos. 2017.
VOVK, M. Development of academic culture in the scientific and educational space of Kharkiv University (the second half of the 19th century the early 20th century). Pedahohichni nauky, 66, 140149. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.