O impacto das tecnologias de educação de tronco inovadoras na qualidade de aprendizagem do material educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.16018

Palavras-chave:

Aprendizagem STEM, Tecnologias STEM, Ambiente STEM, Abordagem STEM, Física, Trabalho de laboratório, Conceitos científicos

Resumo

A peculiaridade da formação profissionalmente orientada de candidatos ao ensino superior com base em tecnologias STEM é a necessidade de levar em consideração as conexões interdisciplinares como manifestação de processos integrativos de penetração das disciplinas fundamentais (física), do conhecimento natural e matemático no ciclo das disciplinas da formação profissionalmente orientada dos alunos, proporcionada não apenas pelas competências físicas, matemáticas e técnicas básicas do século XXI, mas também por conhecimentos metodológicos fundamentais tendo em conta aspectos aplicados. Essas conexões desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade da formação profissionalmente orientada de futuros especialistas. O objetivo do artigo é determinar o impacto de tecnologias inovadoras de educação STEM na qualidade de aprendizagem do material educacional por meio de um experimento físico. O artigo comprova experimentalmente a eficácia do uso da abordagem STEM ao realizar o trabalho de laboratório para formar os conceitos físicos estudados em comparação com os métodos de ensino tradicionais. Foi demonstrado que o uso da abordagem STEM melhora o nível de assimilação dos conceitos em comparação com os métodos tradicionais de ensino. No caso do uso da abordagem STEM, o número de alunos com alto nível de assimilação de conceitos aumenta significativamente, enquanto o número de alunos com baixo nível diminui, o que prova a eficácia do uso da abordagem STEM para a formação de nível de conhecimento e habilidades. O artigo destaca as características da formação do componente STEM no ensino no ambiente educacional e científico inovador da universidade técnica, bem como as características da metodologia de ensino levando em consideração as tecnologias de aprendizagem STEM. Concluiu-se que o uso da abordagem STEM melhora significativamente o nível de assimilação dos conceitos físicos em comparação com os métodos tradicionais de ensino.

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Biografia do Autor

Yulia Alexandrovna Grunina, Peoples’ Frindship University of Russia (RUDN University), Moscow – Russia

Senior Lecturer.

Aksinia Avenirovna Malenkova, Peoples’ Frindship University of Russia (RUDN University), Moscow – Russia

Senior Lecturer.

Sergey Kurbanovich Gasanbekov, Moscow Polytechnic University, Moscow – Russia

Assistant Professor.

Elena Gennadievna Maslennikova, Russian State University of Tourism and Service, Cherkizovo, Moscow region – Russia

Assistant Professor.

Nina Ivanovna Solovyanenko, Institute of State and Law of The Russian Academy of Sciences, Moscow – Russia

Senior Researcher.

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

GRUNINA, Y. A.; MALENKOVA, A. A.; GASANBEKOV, S. K.; MASLENNIKOVA, E. G.; SOLOVYANENKO, N. I. O impacto das tecnologias de educação de tronco inovadoras na qualidade de aprendizagem do material educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp. 5, p. 3306–3321, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.5.16018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16018. Acesso em: 17 abr. 2024.

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