Análise educacional da solidão e velhice nas práticas de sobrevivência de mulheres burguesas de Kazan (fim do século XVIII - primeira metade do século XIX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16097

Palavras-chave:

Viúvas burguesas, Análise educacional, Cotidiano, Aspectos literários, Práticas de sobrevivência

Resumo

O artigo é dedicado à análise educacional das práticas de vida cotidiana das viúvas burguesas - uma das categorias mais vulneráveis ​​socialmente da população urbana. Usando várias fontes, muitas das quais foram introduzidas pela primeira vez no discurso acadêmico, várias maneiras de sobreviver às viúvas são mostradas por meio do exemplo da pequena burguesia de Kazan, uma grande cidade provinciana do Império Russo. A abordagem micro-histórica do estudo possibilitou identificar os aspectos educacionais e literários, os sentimentos sociais e o sentimento dessa categoria de moradoras russas. Diante disso, foi revelado o papel fundamental da família nas questões de cuidado social que fortaleceu a sujeição da mulher à sociedade no período considerado. Por outro lado, a necessidade de se manter, de administrar seu patrimônio, estimulava as mulheres a uma atividade intensa, tornava-as mais independentes e autossuficientes, o que vinha destruindo gradativamente os estereótipos patriarcais nas relações de gênero.

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Biografia do Autor

Tatyana Victorovna Bessonova, Kazan Federal University, Kazan – Russia

Associate Professor (Department of Social Sciences and Humanities).

Nikolaeva Valentina Alexandrovna, Kazan Federal University, Kazan – Russia

leading specialist (Preparatory Department)

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

BESSONOVA, T. V.; ALEXANDROVNA, N. V. Análise educacional da solidão e velhice nas práticas de sobrevivência de mulheres burguesas de Kazan (fim do século XVIII - primeira metade do século XIX). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.6, p. 3438–3447, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.6.16097. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16097. Acesso em: 18 jun. 2024.