Imagem feminina em revistas para homens na Rússia e no exterior

Educação e classe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.7.16153

Palavras-chave:

Revistas sofisticadas, Educação, Revistas masculinas, Imagem feminina na publicidade, Estereótipos de gênero

Resumo

O artigo trata de uma análise comparativa e educacional das especificidades da apresentação e do funcionamento da imagem feminina na publicidade para as revistas masculinas MAXIM e Esquire nos Estados Unidos, Rússia e Suécia. Como resultado da análise tipológica, foi revelado que MAXIM é uma publicação direcionada de natureza erótica, Esquire é uma publicação de interesse geral. Ao mesmo tempo, revistas da mesma marca em países diferentes são semelhantes em orientação ao público, objetivo, títulos principais, frequência, apenas o volume de circulação difere significativamente. Os resultados da análise de conteúdo e do método comparativo indicaram que a MAXIM americana e russa frequentemente objetificam sexualmente a mulher, apresentam sua imagem na publicidade através do prisma dos estereótipos de gênero. A revista Esquire nos EUA, Rússia e Suécia explora as imagens femininas com muito menos frequência, tentando construir uma imagem das relações colegiais entre os sexos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSEN, L. M.; TAYLOR, F. H. Sociology: understanding a diverse society. Cengage Learning, 2007.

BELOEDOVA, A. V. et al. Representation of femininity: grammatical aspect (Cosmopolitan, Marie CLaire and Glamour magazines). Tarih Kültür ve Sanat Araştırmaları, v. 6, p. 200, 2017.

BEL'SKIY, D. O. Tipologicheskaya spetsifika muzhskogo zhurnala. Vestnik Voronezhskogo Gosudarstvennogo Universiteta, v. 3, p. 100-103, 2014.

BRIDKO, T. V.; KAZAKOVA, YE. V. Reprezentatsiya kategorii gendera v reklamnykh tekstakh angloyazychnykh zhurnalov. Uchenyye zapiski Krymskogo federal'nogo universiteta imeni V.I. Vernadskogo. Filologicheskiye nauki, v. 2, n. 68, p. 59-65, 2016.

BUTLER, J. Feminism in Any Other Name. University of Minnesota Press, 1994.

CALVIN, T. Introduction: Identification, Appropriation, Proliferation. University of Illinois Press, 1999.

GOLOVIN, YU. A. Zhurnal'naya periodika: tipologicheskiye kharakteristiki. Voprosy Teorii i Praktiki Zhurnalistiki, v. 2, p. 72-82, 2012.

KHODKEVICH, M. K. Toksichnaya maskulinnost' v reklame. Paradigma: Filosofsko-Kul'turologicheskiy Al'manakh, v. 31, p. 143-152, 2019.

LERNER, G. The Creation of Feminist Consciousness: From the Middle Ages to Eighteen-Seventy. Oxford University Press, 1994.

LYTKINA, L. V. Natsional'naya model' rossiyskoy protoglyantsevoy zhurnal'noy periodiki XVIII-XIX vv. Upravlencheskoye Konsul'tirovaniye, v. 4, p. 156-171, 2018.

MEL'NICHUK, T.A. Rol' verbal'nogo komponenta v realizatsii kommunikativnoy tseli muzhskoy sportivnoy reklamy v angloyazychnykh zhurnalakh. Filologicheskiye Nauki. Voprosy Teorii I Praktiki, v. 1, p. 151-154, 2018.

MUKHAMBAYETLIYEVA, O. R.; CHEDZHEMOV, G. A. Problema ob"yektivatsii zhenshchin v mass-media. Mezhdunarodnyy zhurnal gumanitarnykh i yestestvennykh nauk, v. 7, p. 121-124, 2019.

OVSEPYAN, R. P. Istoriya noveyshey otechestvennoy zhurnalistiki: Ucheb. Posobiye. Moscow: Izd-vo MGU, 1999.

POLONSKIY, A. B. Diskursivnaya i tekstovaya paradigma sovremennosti [Rukopis']. 2012.

POLONSKIY, A. V. Zhurnalistika i «glyantsevyy povorot» v kul'ture. Zhurnalistika: teorii, praktiki, kul'turnyye konteksty: kollektivnaya monografiya. Belgorod: Politerra, 2019. p. 33-52.

PRESTO MEDIA PRODUCTIONS. Электронный ресурс. 2019.

RASPOPOVA, S. S. Pechatnyye izdaniya v poiskakh tipologicheskoy identichnosti. Vestnik Moskovskogo Universiteta, v. 6, p. 54-64, 2013.

THE GUARDIAN. Электронный ресурс. 2006.

TOLSTIKHINA, I. V. Osobennosti reklamy v muzhskikh glyantsevykh zhurnalakh («Esquire» i «Mens Health»). Problemy sovremennoy nauki i obrazovaniya, v. 27, n. 109, p. 54-56, 2017.

Publicado

31/12/2021

Como Citar

BELOEDOVA, A. V.; NOVINKINA, E. A.; RICHTER, M. S. Imagem feminina em revistas para homens na Rússia e no exterior: Educação e classe. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.7, p. 3973–3985, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.7.16153. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16153. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos