O papel da família na realização educacional dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.7.16154

Palavras-chave:

Família, Realização educacional, Valor, Juventude do aluno

Resumo

Em primeiro lugar, os pais competem por oportunidades educacionais de alta qualidade para seus filhos, e melhores oportunidades educacionais resultam em um desempenho acadêmico mais excelente. Em segundo lugar, o comportamento dos pais e o apoio educacional aos filhos podem estimular as atitudes de aprendizagem das crianças e influenciar o desempenho acadêmico. O artigo revisa e resume os resultados da análise do apoio dos pais no sucesso educacional e orientações baseadas em valores de jovens estudantes. Os dados do estudo que envolveu entrevistas com alunos (n = 468, seleção proporcional por sexo, idade, curso) permitiram identificar as seguintes unidades semânticas de análise: orientações (vida) baseadas em valores dos jovens em idade escolar e motivos para melhor educação, casamento (família como valor), atitude em relação ao registro de casamento e divórcio (atitude em relação ao matrimônio); atitudes reprodutivas (atitude em relação à parentalidade – paternidade/maternidade). Os resultados do estudo mostraram que a família ocupa um lugar importante na hierarquia de valores da juventude do estudante moderno, assumindo um significado íntimo (valores classificados como elevados: “vida familiar feliz”, “Amor” - de acordo com The Values ​​Survey de M. Rokeach) e significado social, 93% dos entrevistados notam a importância e a necessidade da instituição da família para a sociedade moderna. Concluiu-se também que o status socioeconômico de suas famílias influencia profundamente realização acadêmica dos alunos.

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

LAZURENKO, N. V.; KOROLYOVA, K. Y.; VOLOSHINA, I. G.; SVISCHEVA, I. K.; BLAGOROZHEVA, Z. O. O papel da família na realização educacional dos alunos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.7, p. 3986–3997, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.7.16154. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16154. Acesso em: 25 jul. 2024.

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