Determinação da validação do questionário de liderança emocional (estudo de caso: gestores universitários)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16578

Palavras-chave:

Questionário de liderança emocional, Análise fatorial confirmatória, Gestores universitários

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar e confirmar os componentes do Questionário de Liderança Emocional Chris Triand Petri No Kleinen. O método desta pesquisa foi survey descritivo e sua população estatística foi composta por todos os administradores universitários na província de Mazandaran. O tamanho da amostra foi de 214 pessoas que foram selecionadas pelo método de amostragem aleatória com base na tabela de Morgan. Para avaliar a confiabilidade do questionário, um modelo foi fornecido a 30 especialistas em gestão. Os resultados da análise fatorial confirmatória atestam o ajuste do modelo e a estrutura das relações internas dos itens. O coeficiente alfa de Cronbach para o questionário foi de 88%. Os resultados dos índices de análise fatorial confirmatória mostraram que o modelo 5 é um fator adequado. A aptidão pode ser usada como uma ferramenta válida em estudos de liderança emocional. O questionário também tem boa validade e confiabilidade.

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Biografia do Autor

Seyedeh Marzieh Mousavi Bidleh, Islamic Azad University, Ardabil – Iran

PhD Student, Department of Educational Sciences, Ardabil Branch.

Sadraddin Sattari, Islamic Azad University, Ardabil – Iran

Assistant Professor, Department of Educational Sciences, Ardabil Branch.

Turan Soleimani, Islamic Azad University, Ardabil – Iran

Assistant Professor, Department of Educational Sciences, Ardabil Branch.

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Publicado

31/03/2022

Como Citar

MOUSAVI BIDLEH, S. M.; SATTARI, S.; SOLEIMANI, T. Determinação da validação do questionário de liderança emocional (estudo de caso: gestores universitários). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022079, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16578. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16578. Acesso em: 20 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos