Determinação da validação do questionário de liderança emocional (estudo de caso: gestores universitários)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16578

Palavras-chave:

Questionário de liderança emocional, Análise fatorial confirmatória, Gestores universitários

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar e confirmar os componentes do Questionário de Liderança Emocional Chris Triand Petri No Kleinen. O método desta pesquisa foi survey descritivo e sua população estatística foi composta por todos os administradores universitários na província de Mazandaran. O tamanho da amostra foi de 214 pessoas que foram selecionadas pelo método de amostragem aleatória com base na tabela de Morgan. Para avaliar a confiabilidade do questionário, um modelo foi fornecido a 30 especialistas em gestão. Os resultados da análise fatorial confirmatória atestam o ajuste do modelo e a estrutura das relações internas dos itens. O coeficiente alfa de Cronbach para o questionário foi de 88%. Os resultados dos índices de análise fatorial confirmatória mostraram que o modelo 5 é um fator adequado. A aptidão pode ser usada como uma ferramenta válida em estudos de liderança emocional. O questionário também tem boa validade e confiabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Seyedeh Marzieh Mousavi Bidleh, Islamic Azad University, Ardabil – Iran

PhD Student, Department of Educational Sciences, Ardabil Branch.

Sadraddin Sattari, Islamic Azad University, Ardabil – Iran

Assistant Professor, Department of Educational Sciences, Ardabil Branch.

Turan Soleimani, Islamic Azad University, Ardabil – Iran

Assistant Professor, Department of Educational Sciences, Ardabil Branch.

Referências

ANDER; KARNEZ. Motivation in mathematics: Goals reflected in Emotions. Educational Studies in Mathematics, v. 63, n. 2, p. 165-178, 2019.

BUSH, T. The enduring power of transformational leadership. Educational Management Administration and Leadership, v. 45, n. 4, p. 563-585, 2019.

CHIGUDU, S. et al. The role of leadership in people centred health systems: a sub-national study in The Gambia. Health Policy and Planning, p. 1–12. 2019.

GARENDER, P.; TIRRI, H. Investigating the Number of Non-linear and Multi-modal Relationships between Observed Variables Measuring a Growth-oriented Atmosphere. Quality & Quantity, v. 41, n. 6, p. 869-890, 2009.

GOLEMAN, D.; BOYATZIS, R.; MCKEE, A. Primal leadership: Realizing the power of emotional intelligence. Boston: Harvard Business School Press. 2002.

HUNTER, S. T.; BEDELL-AVERS, K. E.; MUMFORD, M. D. The typical leadership study: Assumptions, implications, and potential remedies. Leadership Quarterly, v. 18, n. 5, p. 435-446, 2018.

KARSHKI; HOSSEIN. Linear structural relationships in humanities research. Tehran. Avaye Noor. 2018.

KERR, R.; GARVIN, J.; HEATON, N.; BOYLE, E. Emotional intelligence and leadership effectiveness. Leadership & Organization Development Journal, v. 27, n. 4, p. 265-279, 2018.

LUSSIER, R. Human relations in organizations: Applications and skill building. 7. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2019.

MAZLOUMI; PARISA; SHAHTALEBI; BADRI. The relationship between transformational leadership style of principals and organizational health of girls' primary schools in Isfahan, Knowledge of Research in Educational Sciences Curriculum, n. 25, p. 167-152, 2016.

MCDONOUGH, E. F. Investigation of factors contributing to the success of cross-functional teams. Journal of Product Innovation Management, v. 17, n. 3, p. 221–235, 2013.

NIELSEN, K. Leaders can make or break an intervention-But are they the villains of the piece? In: KELLOWAY, E. K.; NIELSEN, K.; DIMOFF, J. K. (Eds.). Leading to occupational health and safety: How leadership behaviours impact organizational safety and well-being. Chichester, West Sussex, UK: John Wiley & Sons. 2018. p. 197–210.

NOKELAINEN, P.; RUOHOTIE, P. Finnish Industrial Worker's Evaluations on their Superiors Emotional Leadership Abilities. In: AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION (AERA), 2008, Chicago. Proceedings […]. Chicago, USA, 2008.

NOKELAINEN, P.; RUOHOTIE, P. Empirical Analysis of the Four-domain Model of Emotional Leadership. In: EUROPEAN CONFERENCE ON EDUCATIONAL RESEARCH (ECER), Geneva, 2009. Proceedings […]. Geneva, Switzerland, 2009. p. 157-181.

NOKELAINEN, P.; RUOHOTIE, P.; TIRRI, K. Measuring Finnish Teachers Evaluations of their Principals' Emotional Leadership Competencies with ELQ. In: BIENNAL CONFERENCE OF THE EUROPEAN ASSOCIATION FOR RESEARCH ON LEARNING AND INSTRUCTION (EARLI), 12., 2010, Budapest. Proceedings […]. Budapest, Hungary, 2010.

NOKELAINEN, P.; TIRRI, H. Bayesian Methods that Optimize Cross-cultural Data Analysis. In: CAMPBELL, J. R. et al. (Eds.). Cross-cultural Research: Basic Issues, Dilemmas, and Strategies. Hämeenlinna: RCVE, 2011. p. 141-158.

RUOHOTIE, P. Self-Regulatory Abilities for Professional Learning: A cross-cultural construct. In: CAMPBELL, J. R. et al. (Eds.). Cross-cultural Research: Basic Issues, Dilemmas, and Strategies. Hämeenlinna: RCVE, 2011. p. 159-184.

SLATER, S. F.; NARVER, J. C. Product–market strategy and performance: An analysis of the miles and snow strategy types. European, 2018.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

MOUSAVI BIDLEH, S. M.; SATTARI, S.; SOLEIMANI, T. Determinação da validação do questionário de liderança emocional (estudo de caso: gestores universitários). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022079, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16578. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16578. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos