Com a palavra, o professor diretor de turma

Percepções docentes acerca das recontextualizações da política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17117

Palavras-chave:

Política de projeto diretor de turma, Recontextualização, Professor diretor de turma

Resumo

Este artigo busca analisar as recontextualizações do Professor Diretor de Turma (PDT), a fim de compreender quais os interesses, as demandas, os incômodos e os atrativos em relação à adoção do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) na sua carga horária profissional. Partindo do método dialético, utilizamos como instrumento desta pesquisa entrevistas com roteiro semiestruturado. Desse modo, a opinião dos professores participantes do supracitado Projeto é utilizada como recurso para entender como a recontextualização é desenvolvida na prática dos docentes e suas relações com o contexto da instituição em que está inserida. Em nossas considerações finais compreendemos que os entrevistados perceberam que conhecer a razão que reverbera em ações das quais não condizem com o comportamento esperado socialmente não são suficientes para trazer resultados positivos. Portanto, é possível afirmar que os PDT fazem mais do que propõe a política do respectivo Projeto, na tentativa de ajudar os seus alunos.

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Biografia do Autor

Brena Kesia Costa Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO).

Maria Kélia da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista FUNCAP.

Fátima Maria Nobre Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE – Brasil

Professora da Graduação e Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Doutora em Educação (UFC).

Referências

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LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

Publicado

01/09/2022

Como Citar

PEREIRA, B. K. C.; SILVA, M. K. da; LOPES, F. M. N. Com a palavra, o professor diretor de turma: Percepções docentes acerca das recontextualizações da política. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.4, p. e022103, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.4.17117. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17117. Acesso em: 24 dez. 2024.