Com a palavra, o professor diretor de turma

Percepções docentes acerca das recontextualizações da política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17117

Palavras-chave:

Política de projeto diretor de turma, Recontextualização, Professor diretor de turma

Resumo

Este artigo busca analisar as recontextualizações do Professor Diretor de Turma (PDT), a fim de compreender quais os interesses, as demandas, os incômodos e os atrativos em relação à adoção do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) na sua carga horária profissional. Partindo do método dialético, utilizamos como instrumento desta pesquisa entrevistas com roteiro semiestruturado. Desse modo, a opinião dos professores participantes do supracitado Projeto é utilizada como recurso para entender como a recontextualização é desenvolvida na prática dos docentes e suas relações com o contexto da instituição em que está inserida. Em nossas considerações finais compreendemos que os entrevistados perceberam que conhecer a razão que reverbera em ações das quais não condizem com o comportamento esperado socialmente não são suficientes para trazer resultados positivos. Portanto, é possível afirmar que os PDT fazem mais do que propõe a política do respectivo Projeto, na tentativa de ajudar os seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brena Kesia Costa Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO).

Maria Kélia da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista FUNCAP.

Fátima Maria Nobre Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE – Brasil

Professora da Graduação e Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Doutora em Educação (UFC).

Referências

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: Atuação em escolas secundárias. Tradução: Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 220 p.

MARQUES, A. M. M. Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem) - Universidade Aberta, Lisboa, Portugal, 2008.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

Publicado

01/09/2022

Como Citar

PEREIRA, B. K. C.; SILVA, M. K. da; LOPES, F. M. N. Com a palavra, o professor diretor de turma: Percepções docentes acerca das recontextualizações da política. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.4, p. e022103, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.4.17117. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17117. Acesso em: 25 abr. 2024.