Com a palavra, o professor diretor de turma
Percepções docentes acerca das recontextualizações da política
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17117Palavras-chave:
Política de projeto diretor de turma, Recontextualização, Professor diretor de turmaResumo
Este artigo busca analisar as recontextualizações do Professor Diretor de Turma (PDT), a fim de compreender quais os interesses, as demandas, os incômodos e os atrativos em relação à adoção do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) na sua carga horária profissional. Partindo do método dialético, utilizamos como instrumento desta pesquisa entrevistas com roteiro semiestruturado. Desse modo, a opinião dos professores participantes do supracitado Projeto é utilizada como recurso para entender como a recontextualização é desenvolvida na prática dos docentes e suas relações com o contexto da instituição em que está inserida. Em nossas considerações finais compreendemos que os entrevistados perceberam que conhecer a razão que reverbera em ações das quais não condizem com o comportamento esperado socialmente não são suficientes para trazer resultados positivos. Portanto, é possível afirmar que os PDT fazem mais do que propõe a política do respectivo Projeto, na tentativa de ajudar os seus alunos.
Downloads
Referências
BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: Atuação em escolas secundárias. Tradução: Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 220 p.
MARQUES, A. M. M. Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem) - Universidade Aberta, Lisboa, Portugal, 2008.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.