Auto-atuação como pré-condição necessária para a formação profissional de estudantes da universidade de humanidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17418

Palavras-chave:

Tarefas de formação de professores, Característica do professor, Autorrealização, Desenvolvimento profissional

Resumo

Da abrangência e grande variedade de estudos atuais sobre o desenvolvimento profissional do futuro professor, pouco explorado é um pré-requisito necessário para o devir profissional e o autodesenvolvimento do professor como profissional – a reflexão do aluno sobre o trabalho profissional do futuro professor . Este artigo pretende analisar a auto-realização como pré-condição necessária para o devir profissional dos estudantes de ciências humanas. Para tanto, são utilizadas diversas abordagens de pesquisa científica e pedagógica, incluindo métodos de análise teórica, historiográfica, comparativa, retrospectiva e de modelagem. Diante dos resultados, há uma contradição objetivamente formada entre a demanda atual da sociedade e da escola em uma personalidade autodesenvolvida e autorrealizadora de um professor, a necessidade de atualização de mecanismos pessoais, reflexivos já na fase de formação universitária de um especialista. , e a falta de desenvolvimento de fundamentos teóricos e praxeológicos para a gestão do processo de formação profissional de um futuro professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nikolay Ya. Saigushev, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Doctor of Pedagogical Sciences, Professor of the Department of Pedagogical Education and Records Management.

Olga L. Nazarova, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Doctor of Pedagogical Sciences, Professor of the Department of Management.

Svetlana V. Rudakova, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Doctor of Philology, Professor, Head of the Department of Linguistics and Literary Studies.

Yulia V. Litovskaya, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D. in Economics, Associate Professor, Head of the Management Department.

Larisa A. Yakovleva, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D. of Pedagogical Sciences, Associate Professor, Department of Preschool and Special Education.

Olga V. Mikhina, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D. of Pedagogical Sciences, Associate Professor, Department of Linguistics and Translation.

Referências

Absaliamova, Y., & Mikhnenko, G. (2017). Formation of intellectual mobility by learning ESP as a basis for professional self-actualization. Scientific Letters of Academic Society of Michal Baludansky.

Al-Obaydi, L. H. (2020). Risk-taking and self-actualization in EFL positive classroom environment. ELS Journal on Interdisciplinary Studies in Humanities, 3(3), 352-365.

Bashkireva, T. V., Bashkireva, A. V., & Morozov, A. (2020, January). Features of the Educational Process Subjects Self-Actualization in the Conditions of Mastering the Profession of a Teacher. In First International Volga Region Conference on Economics, Humanities and Sports (FICEHS 2019) (pp. 272-274). Atlantis Press.

Burkhanova, I. Y., Drandrov, G. L., Ivanova, S. S., Stafeeva, A. V., Vorobyov, N. B., Balchugov, V. A., & Ignatyeva, E. V. (2020). Technological Support of Professional Self-Development of Teachers in the System of Lifelong Learning. International journal of applied exercise physiology, 9(4), 117-124.

Compton, W. C. (2018). Self-actualization myths: What did Maslow really say?. Journal of Humanistic Psychology, 0022167818761929.

Dmitrienko, N. A., Gorbina, M. A., Porozhnyak, N. F., Trusova, T. V., & Konovalenko, T. G. (2017). Formation of students’ professional self-actualization in modern educational environment. Journal of Social Studies Education Research, 8(2), 161-177.

Garifullina, A. M., Zakirova, V., Bashinova, S., Pomortseva, N., & Garifullina, A. (2019). Self-Actualization of a Young Teacher’s Personality in Multicultural Educational Environment. ARPHA Proceedings, 1, 291.

Gnevek, O. V., Savva, L. I., & Saigushev, N. Y. (2016). Reflexive management of the professional formation of would-be teachers. International journal of environmental and science education, 11(18), 13033-13041.

James, S., Mallman, M., & Midford, S. (2021). University students, career uncertainty, and the culture of authenticity. Journal of Youth Studies, 24(4), 466-480.

Jena, P. C., & Dorji, R. (2016). Self-actualization and value orientation among primary school teachers in Bhutan. World Scientific News, 54, 217-239.

Kosholap, A., Maksymchuk, B., Branitska, T., Martynets, L., Boichenko, A., Stoliarenko, O., ... & Maksymchuk, I. (2021). Neuropsychological bases of self-improvement of own physical health of future teachers in the course of university education. BRAIN. Broad Research in Artificial Intelligence and Neuroscience, 12(3), 171-190.

Mamurov, B., Mamanazarov, A., Abdullaev, K., Davronov, I., Davronov, N., & Kobiljonov, K. (2020, March). Acmeological Approach to the Formation of Healthy Lifestyle Among University Students. In III International Scientific Congress Society of Ambient Intelligence 2020 (ISC-SAI 2020) (pp. 347-353). Atlantis Press.

Sabirova, E. G., Vasyagina, N. N., & Imanov, A. K. (2016). The model of the professional and personal orientation of the teacher. International Electronic Journal of Mathematics Education, 11(1), 291-301.

Sarici Bulut, S. (2018). Obstacles to Self-actualization of Collage Students-The Case of Gazi Faculty of Education. Universal Journal of Educational Research, 6(10).

Stukalenko, N. M., Murzina, S. A., Kramarenko, B. V., Ermekova, Z. K., & Rakisheva, G. M. (2016). Implementation of competence approach in the professional education of prospective teachers in the higher education conditions. International Review of Management and Marketing, 6(3), 175-181.

Voitenko, E., Kaposloz, H., Myronets, S., Zazymko, O., & Osodlo, V. (2021). Influence of characteristics of self-actualization and coping behavior on resistance of teachers to professional stressors and emotional burnout. International Journal of Organizational Leadership, 10(1), 1-14.

Publicado

08/09/2022

Como Citar

SAIGUSHEV, N. Y.; NAZAROVA, O. L.; RUDAKOVA, S. V.; LITOVSKAYA, Y. V.; YAKOVLEVA, L. A.; MIKHINA, O. V. Auto-atuação como pré-condição necessária para a formação profissional de estudantes da universidade de humanidades. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17418. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17418. Acesso em: 10 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)