Autoatualização como pré-condição necessária para a formação profissional de estudantes da universidade de humanidades
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17418Palavras-chave:
Tarefas de formação de professores, Característica do professor, Autorrealização, Desenvolvimento profissionalResumo
Da abrangência e grande variedade de estudos atuais sobre o desenvolvimento profissional do futuro professor, há um pré-requisito necessário para o devir profissional e o autoatualização do professor como profissional – a reflexão do aluno sobre o futuro trabalho profissional docente. Este artigo pretende analisar a autorrealização como pré-condição necessária para o devir profissional dos estudantes de ciências humanas. Para tanto, são utilizadas diversas abordagens de pesquisa científica e pedagógica, incluindo métodos de análise teórica, historiográfica, comparativa, retrospectiva e de modelagem. Diante dos resultados, há uma contradição objetivamente formada entre a demanda atual da sociedade e da escola em uma personalidade autodesenvolvida e autorrealizadora de um professor, a necessidade de atualização de mecanismos pessoais, reflexivos já na fase de formação universitária de um especialista, e a falta de desenvolvimento de fundamentos teóricos e praxiológicos para a gestão do processo de formação profissional de um futuro professor.
Downloads
Referências
ABSALIAMOVA, Y.; MIKHNENKO, G. Formation of intellectual mobility by learning ESP as a basis for professional self-actualization. Scientific Letters of Academic Society of Michal Baludansky, [S. l.], 2017.
AL-OBAYDI, L. H. Risk-taking and self-actualization in EFL positive classroom environment. ELS Journal on Interdisciplinary Studies in Humanities, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 352-365, 2020.
BASHKIREVA, T. V.; BASHKIREVA, A. V.; MOROZOV, A. Features of the Educational Process Subjects Self-Actualization in the Conditions of Mastering the Profession of a Teacher. In: First International Volga Region Conference on Economics, Humanities and Sports. [S. l.]: Atlantis Press, Jan. 2020. p. 272-274.
BURKHANOVA, I. Y.; DRANDROV, G. L.; IVANOVA, S. S.; STAFEEVA, A. V.; VOROBYOV, N. B.; BALCHUGOV, V. A.; IGNATYEVA, E. V. Technological Support of Professional Self-Development of Teachers in the System of Lifelong Learning. International journal of applied exercise physiology, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 117-124, 2020.
COMPTON, W. C. Self-actualization myths: What did Maslow really say?. Journal of Humanistic Psychology, [S. l.], 2018.
DMITRIENKO, N. A.; GORBINA, M. A.; POROZHNYAK, N. F.; TRUASOVA, T. V.; KONOVALENKO, T. G. Formation of students’ professional self-actualization in modern educational environment. Journal of Social Studies Education Research, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 161-177, 2017.
GARIFULLINA, A. M.; ZAKIROVA, V.; BASHINOVA, S.; POMORTSEVA, N.; GARIFULLINA, A. Self-Actualization of a Young Teacher’s Personality in Multicultural Educational Environment. ARPHA Proceedings, [S. l.], v. 1, 2019.
GNEVEK, O. V.; SAVVA, L. I.; SAIGUSHEV, N. Y. Reflexive management of the professional formation of would-be teachers. International journal of environmental and science education, [S. l.], v. 11, n. 18, p. 13033-13041, 2016.
JAMES, S.; MALLMAN, M.; MIDFORD, S. University students, career uncertainty, and the culture of authenticity. Journal of Youth Studies, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 466-480, 2021.
JENA, P. C.; DORJI, R. Self-actualization and value orientation among primary school teachers in Bhutan. World Scientific News, [S. l.], v. 54, p. 217-239, 2016.
KOSHOLAP, A.; MAKSYMCHUK, B.; BRANITSKA, T.; MARTYNETS, L.; BOICHENKO, A.; STOLIARENKO, O.; MAKSYMCHUK, I. Neuropsychological bases of self-improvement of own physical health of future teachers in the course of university education. BRAIN. Broad Research in Artificial Intelligence and Neuroscience, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 171-190, 2021.
MAMUROV, B.; MAMANAZAROV, A.; ABDULLAEV, K.; DAVRONOV, I.; DAVRONOV, N.; KOBILJONOV, K. Acmeological Approach to the Formation of Healthy Lifestyle Among University Students. In: INTERNATIONAL SCIENTIFIC CONGRESS SOCIETY OF AMBIENT INTELLIGENCE 2020, 3., 2020. Proceedings […]. [S. l.]: Atlantis Press, Mar. 2020. p. 347-353.
SABIROVA, E. G.; VASYAGINA, N. N.; IMANOV, A. K. The model of the professional and personal orientation of the teacher. International Electronic Journal of Mathematics Education, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 291-301, 2016.
SARICI BULUT, S. Obstacles to Self-actualization of Collage Students-The Case of Gazi Faculty of Education. Universal Journal of Educational Research, [S. l.], v. 6, n. 10, 2018.
STUKALENKO, N. M.; MURZINA, S. A.; KRAMARENKO, B. V.; ERMEKOVA, Z. K.; RAKISHEVA, G. M. Implementation of competence approach in the professional education of prospective teachers in the higher education conditions. International Review of Management and Marketing, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 175-181, 2016.
VOITENKO, E.; KAPOSLOZ, H.; MYRONETS, S.; ZAZYMKO, O.; OSODLO, V. Influence of characteristics of self-actualization and coping behavior on resistance of teachers to professional stressors and emotional burnout. International Journal of Organizational Leadership, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1-14, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.