Formação de professores e profissionais como apoio a inclusão e participação de pessoas com surdocegueira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.1.17930

Palavras-chave:

Surdocegueira, Deficiência Múltipla Sensorial, Formação continuada, Inclusão, Acessibilidade

Resumo

Este artigo visa retratar a formação continuada de professores e profissionais para atuação na surdocegueira e na deficiência múltipla sensorial, nas funções de guia-intérprete e instrutor mediador. As formações ocorreram durante o período de pandemia, causada pelo COVID-19, entre setembro de 2020 e agosto de 2021. Tem-se como metodologia apresentar a organização do curso, totalmente remoto, que ocorreu com a parceria entre a SMPED e o Grupo Brasil. Foram selecionados 70 profissionais da prefeitura de São Paulo, sendo professores e intérpretes de Libras, para participar do curso de guia-intérprete e 15 profissionais de diferentes cidades do Brasil, entre professores e intérpretes, para a função de instrutor mediador. Como resultado, destaca-se a forma como ocorreram as atividades síncronas, práticas e estágios, sendo que garantiu a efetivação e participação das pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial em diferentes situações do dia a dia, como telejornais, leitura de livros e participação em congressos.

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Biografia do Autor

Shirley Rodrigues Maia, Associação Educacional para Múltipla Deficiência

Sócia Fundadora. Pós-doutorado (UFSCAR).

Fernanda Cristina Falkoski, Associação Educacional para Múltipla Deficiência

Coordenadora Pedagógica. Doutoranda em Educação Especial (UFSCAR).

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Publicado

13/05/2023

Como Citar

MAIA, S. R.; FALKOSKI, F. C. Formação de professores e profissionais como apoio a inclusão e participação de pessoas com surdocegueira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.1, p. e023013, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.1.17930. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17930. Acesso em: 27 abr. 2024.