Transformação digital do ensino médico superior

Desafios, optimização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.2.18582

Palavras-chave:

Ensino superior em medicina, Tecnologias digitais, Ucrânia, Inovação, Otimização

Resumo

O propósito deste artigo consiste na análise da transformação digital no contexto do ensino superior em medicina, com a identificação de desafios individuais e a apresentação de métodos de otimização destinados a aprimorar o processo pedagógico. Para atingir esse propósito, uma gama de métodos científicos foi empregada, abarcando análises, sínteses, deduções e induções, bem como abstração e aplicação do método prognóstico. Os resultados obtidos se dedicam à investigação dos aspetos inerentes à digitalização do ambiente de ensino médico, com um enfoque na otimização, bem como aos desafios que permeiam o avanço da digitalização nas instituições de ensino superior em medicina na Ucrânia. Notáveis obstáculos foram identificados na implementação de tecnologias inovadoras, particularmente relacionados à falta de recursos tecnológicos e financeiros nas circunstâncias ucranianas. Nas conclusões, enfatiza-se a importância de se reconhecer que, no futuro, a evolução das tecnologias digitais trará novos desafios para o pensamento pedagógico e seu desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Oleksandr Makarenko, Universidade Estadual de Medicina de Poltava

Doutor em Ciências Pedagógicas. Docente do Departamento de Física.

Olha Vainahii, Universidade Nacional “Universidade Nacional de Uzhhorod”

Doutor em Ciências Médicas. Docente. Chefe do Departamento de Cirurgia Geral.

Tamila Tsybulska, Universidade Estadual de Medicina de Zaporizhzhia

Doutor em Ciências Médicas. Professor do Departamento de Oftalmologia.

Andrew Koval, Universidade Nacional de Medicina Danylo Halytsky de Lviv

Doutor em Ciências Médicas. Docente do Departamento de Cirurgia.

Volodumyr Vivsyannuk, Instituição de Ensino Superior da Ucrânia “Universidade de Medicina Estadual de Bukovinian”

Doutor em Ciências Médicas. Departamento de Medicina Interna.

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Publicado

21/08/2023

Como Citar

MAKARENKO, O.; VAINAHII, O.; TSYBULSKA, T.; KOVAL, A.; VIVSYANNUK, V. Transformação digital do ensino médico superior: Desafios, optimização. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.2, p. e023043, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.2.18582. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18582. Acesso em: 23 jun. 2024.