Transformação digital do ensino médico superior

Desafios, optimização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.2.18582

Palavras-chave:

Ensino superior em medicina, Tecnologias digitais, Ucrânia, Inovação, Otimização

Resumo

O propósito deste artigo consiste na análise da transformação digital no contexto do ensino superior em medicina, com a identificação de desafios individuais e a apresentação de métodos de otimização destinados a aprimorar o processo pedagógico. Para atingir esse propósito, uma gama de métodos científicos foi empregada, abarcando análises, sínteses, deduções e induções, bem como abstração e aplicação do método prognóstico. Os resultados obtidos se dedicam à investigação dos aspetos inerentes à digitalização do ambiente de ensino médico, com um enfoque na otimização, bem como aos desafios que permeiam o avanço da digitalização nas instituições de ensino superior em medicina na Ucrânia. Notáveis obstáculos foram identificados na implementação de tecnologias inovadoras, particularmente relacionados à falta de recursos tecnológicos e financeiros nas circunstâncias ucranianas. Nas conclusões, enfatiza-se a importância de se reconhecer que, no futuro, a evolução das tecnologias digitais trará novos desafios para o pensamento pedagógico e seu desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oleksandr Makarenko, Universidade Estadual de Medicina de Poltava

Doutor em Ciências Pedagógicas. Docente do Departamento de Física.

Olha Vainahii, Universidade Nacional “Universidade Nacional de Uzhhorod”

Doutor em Ciências Médicas. Docente. Chefe do Departamento de Cirurgia Geral.

Tamila Tsybulska, Universidade Estadual de Medicina de Zaporizhzhia

Doutor em Ciências Médicas. Professor do Departamento de Oftalmologia.

Andrew Koval, Universidade Nacional de Medicina Danylo Halytsky de Lviv

Doutor em Ciências Médicas. Docente do Departamento de Cirurgia.

Volodumyr Vivsyannuk, Instituição de Ensino Superior da Ucrânia “Universidade de Medicina Estadual de Bukovinian”

Doutor em Ciências Médicas. Departamento de Medicina Interna.

Referências

BADER, S.; OLEKSIIENKO, A.; MERENIUK, K. Digitalization of future education: analysis of risks on the way and selection of mechanisms to overcome barriers (Ukrainian experience). Futurity Education, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 21–33, 2022. DOI: 10.57125/FED/2022.10.11.26.

BAKHMAT, N. et al. Modernization of future teachers’ professional training: on the role of immersive technologies. Futurity Education, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 28–37, 2022. DOI: 10.57125/FED/2022.10.11.22.

CHEN, K.; BANERJEE, A. The digital transformation of medical education. Obstetric Medicine, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 3, 2021. DOI: 10.1177/1753495x211007794.

COLLIER, R. Medical education needs digital boost. Canadian Medical Association Journal, [S. l.], v. 186, n. 18, E658, 2014. DOI: 10.1503/cmaj.109-4932.

DAS, T. et al. Medical Education in the Digital Era—A New Paradigm for Acquiring Knowledge and Building Communities. JACC: Advances, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 100031, 2022. DOI: 10.1016/j.jacadv.2022.100031.

DESAI, A.; KAROUS, G. Digital health. In: DESAI, A.; KAROUS, G. Medical Innovation. Boca Raton: CRC Press, 2023. p. 121-129. ISBN 9781003164609. DOI: 10.1201/9781003164609-15.

DEVADZE, A.; GECHBAIA, B.; GVARISHVILI, N. Education of the future: an analysis of definitions (literary review). Futurity Education, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 4–12, 2022. DOI: 10.57125/FED/2022.10.11.19.

DHAWAN, S. Online Learning: A Panacea in the Time of COVID-19 Crisis. Journal of Educational Technology Systems, [S. l.], v. 49, n. 1, p. 5-22, 2020. DOI: 10.1177/0047239520934018.

HAN, S.; SUNG, S.; SHIN, B. Virtual Reality Simulation of High Tibial Osteotomy for Medical Training. Mobile Information Systems, [S. l.], p. 1-9, 2022. DOI: 10.1155/2022/3055898.

HERRERA-ALIAGA, E.; ESTRADA, L. Trends and Innovations of Simulation for Twenty First Century Medical Education. Frontiers in Public Health, [S. l.], v. 10, 2022. DOI: 10.3389/fpubh.2022.619769.

JACOB, S. The New Face of Medicine –care flow strategies developed during COVID. International Journal of Integrative Pediatrics and Environmental Medicine, [S. l.], v. 5, 2020. DOI: 10.36013/ijipem.v5i1.83.

JENA, B. M.; GUPTA, S. L.; MISHRA, N. Effectiveness of Online Learning and Face-to-Face Teaching Pedagogy. In: JENA, B. M.; GUPTA, S. L.; MISHRA, N. Transforming Higher Education Through Digitalization. Boca Raton: CRC Press, 2021. p. 21-43. DOI: 10.1201/9781003132097-2.

MALLAM, S.; NAZIR, S.; RENGANAYAGALU, S. K. Rethinking Maritime Education, Training, and Operations in the Digital Era: Applications for Emerging Immersive Technologies. Journal of Marine Science and Engineering, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 428, 2019. DOI: 10.3390/jmse7120428.

NOURZAIE, H.; MOHAMMED, T.; BATT, M. Digital learning: the future of medical education? The Clinical Teacher, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 353, 2018. DOI: 10.1111/tct.12810.

PEARS, M.; KONSTANTINIDIS, S. The Future of Immersive Technology in Global SurgeryEducation. Indian Journal of Surgery, [S. l.], v. 84, 2021. DOI: 10.1007/s12262-021-02998-6.

RADZIIEVSKA, I. et al. Modern achievements and prospects for the development of higher medical education: Ukrainian realities. Revista Amazonia Investiga, [S. l.], v. 11, n. 55, p. 114-123, 2022. DOI: 10.34069/ai/2022.55.07.12.

RANI, G.; KAUR, P.; SHARMA, T. Digital Education Challenges and Opportunities. Journal of Engineering Education Transformations, [S. l.], v. 35, n. 4, p. 121-128, 2022. DOI: 10.16920/jeet/2022/v35i4/22111.

RAZA, A.; HUSSAIN, N. Problems and challenges of future medical education: current state and development prospects. Futurity Education, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 31–43, 2022. DOI: 10.57125/FED/2022.10.11.32

SHAVEL, K. et al. The Physical Condition of Deaf Primary School-Age Children and How to Correct it Using Physical Education Methods. Revista Romaneasca pentru Educatie Multidimensionala, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 339-358, 2021. DOI: 10.18662/rrem/13.4/486.

YURIY, R. et al. Modern digital learning and simulation technologies in higher medical education: definitions, innovative potential. Revista Amazonia Investiga, [S. l.], v. 11, n. 60, p. 53-61, 2022. DOI: 10.34069/ai/2022.60.12.6.

Publicado

21/08/2023

Como Citar

MAKARENKO, O.; VAINAHII, O.; TSYBULSKA, T.; KOVAL, A.; VIVSYANNUK, V. Transformação digital do ensino médico superior: Desafios, optimização. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.2, p. e023043, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.2.18582. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18582. Acesso em: 28 abr. 2024.