Transformação digital do ensino médico superior
Desafios, optimização
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.2.18582Palavras-chave:
Ensino superior em medicina, Tecnologias digitais, Ucrânia, Inovação, OtimizaçãoResumo
O propósito deste artigo consiste na análise da transformação digital no contexto do ensino superior em medicina, com a identificação de desafios individuais e a apresentação de métodos de otimização destinados a aprimorar o processo pedagógico. Para atingir esse propósito, uma gama de métodos científicos foi empregada, abarcando análises, sínteses, deduções e induções, bem como abstração e aplicação do método prognóstico. Os resultados obtidos se dedicam à investigação dos aspetos inerentes à digitalização do ambiente de ensino médico, com um enfoque na otimização, bem como aos desafios que permeiam o avanço da digitalização nas instituições de ensino superior em medicina na Ucrânia. Notáveis obstáculos foram identificados na implementação de tecnologias inovadoras, particularmente relacionados à falta de recursos tecnológicos e financeiros nas circunstâncias ucranianas. Nas conclusões, enfatiza-se a importância de se reconhecer que, no futuro, a evolução das tecnologias digitais trará novos desafios para o pensamento pedagógico e seu desenvolvimento.
Downloads
Referências
BADER, S.; OLEKSIIENKO, A.; MERENIUK, K. Digitalization of future education: analysis of risks on the way and selection of mechanisms to overcome barriers (Ukrainian experience). Futurity Education, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 21–33, 2022. DOI: 10.57125/FED/2022.10.11.26.
BAKHMAT, N. et al. Modernization of future teachers’ professional training: on the role of immersive technologies. Futurity Education, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 28–37, 2022. DOI: 10.57125/FED/2022.10.11.22.
CHEN, K.; BANERJEE, A. The digital transformation of medical education. Obstetric Medicine, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 3, 2021. DOI: 10.1177/1753495x211007794.
COLLIER, R. Medical education needs digital boost. Canadian Medical Association Journal, [S. l.], v. 186, n. 18, E658, 2014. DOI: 10.1503/cmaj.109-4932.
DAS, T. et al. Medical Education in the Digital Era—A New Paradigm for Acquiring Knowledge and Building Communities. JACC: Advances, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 100031, 2022. DOI: 10.1016/j.jacadv.2022.100031.
DESAI, A.; KAROUS, G. Digital health. In: DESAI, A.; KAROUS, G. Medical Innovation. Boca Raton: CRC Press, 2023. p. 121-129. ISBN 9781003164609. DOI: 10.1201/9781003164609-15.
DEVADZE, A.; GECHBAIA, B.; GVARISHVILI, N. Education of the future: an analysis of definitions (literary review). Futurity Education, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 4–12, 2022. DOI: 10.57125/FED/2022.10.11.19.
DHAWAN, S. Online Learning: A Panacea in the Time of COVID-19 Crisis. Journal of Educational Technology Systems, [S. l.], v. 49, n. 1, p. 5-22, 2020. DOI: 10.1177/0047239520934018.
HAN, S.; SUNG, S.; SHIN, B. Virtual Reality Simulation of High Tibial Osteotomy for Medical Training. Mobile Information Systems, [S. l.], p. 1-9, 2022. DOI: 10.1155/2022/3055898.
HERRERA-ALIAGA, E.; ESTRADA, L. Trends and Innovations of Simulation for Twenty First Century Medical Education. Frontiers in Public Health, [S. l.], v. 10, 2022. DOI: 10.3389/fpubh.2022.619769.
JACOB, S. The New Face of Medicine –care flow strategies developed during COVID. International Journal of Integrative Pediatrics and Environmental Medicine, [S. l.], v. 5, 2020. DOI: 10.36013/ijipem.v5i1.83.
JENA, B. M.; GUPTA, S. L.; MISHRA, N. Effectiveness of Online Learning and Face-to-Face Teaching Pedagogy. In: JENA, B. M.; GUPTA, S. L.; MISHRA, N. Transforming Higher Education Through Digitalization. Boca Raton: CRC Press, 2021. p. 21-43. DOI: 10.1201/9781003132097-2.
MALLAM, S.; NAZIR, S.; RENGANAYAGALU, S. K. Rethinking Maritime Education, Training, and Operations in the Digital Era: Applications for Emerging Immersive Technologies. Journal of Marine Science and Engineering, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 428, 2019. DOI: 10.3390/jmse7120428.
NOURZAIE, H.; MOHAMMED, T.; BATT, M. Digital learning: the future of medical education? The Clinical Teacher, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 353, 2018. DOI: 10.1111/tct.12810.
PEARS, M.; KONSTANTINIDIS, S. The Future of Immersive Technology in Global SurgeryEducation. Indian Journal of Surgery, [S. l.], v. 84, 2021. DOI: 10.1007/s12262-021-02998-6.
RADZIIEVSKA, I. et al. Modern achievements and prospects for the development of higher medical education: Ukrainian realities. Revista Amazonia Investiga, [S. l.], v. 11, n. 55, p. 114-123, 2022. DOI: 10.34069/ai/2022.55.07.12.
RANI, G.; KAUR, P.; SHARMA, T. Digital Education Challenges and Opportunities. Journal of Engineering Education Transformations, [S. l.], v. 35, n. 4, p. 121-128, 2022. DOI: 10.16920/jeet/2022/v35i4/22111.
RAZA, A.; HUSSAIN, N. Problems and challenges of future medical education: current state and development prospects. Futurity Education, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 31–43, 2022. DOI: 10.57125/FED/2022.10.11.32
SHAVEL, K. et al. The Physical Condition of Deaf Primary School-Age Children and How to Correct it Using Physical Education Methods. Revista Romaneasca pentru Educatie Multidimensionala, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 339-358, 2021. DOI: 10.18662/rrem/13.4/486.
YURIY, R. et al. Modern digital learning and simulation technologies in higher medical education: definitions, innovative potential. Revista Amazonia Investiga, [S. l.], v. 11, n. 60, p. 53-61, 2022. DOI: 10.34069/ai/2022.60.12.6.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.