O professor como agente decodificador da linguagem filosófica

Uma proposta pedagógico-prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19807

Palavras-chave:

Filosofia, Decodificador, Docente, Linguagem, Mediador

Resumo

Um dos grandes desafios no ensino de Filosofia reside na linguagem hermética frequentemente utilizada por professores e livros, o que pode criar barreiras entre os alunos e o conhecimento filosófico. Isso implica que, para uma prática pedagógica eficaz, o professor de Filosofia precisa adaptar sua linguagem ao público a que se reporta, dedicando-se a tornar conceitos complexos mais compreensíveis. O presente artigo propõe que o docente atue de forma intencional e estratégica como mediador do conhecimento e agente decodificador da linguagem filosófica, traduzindo-a de forma didática e aproximando-a do cotidiano dos estudantes. Para que se alcance esse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica e desenvolvida uma proposta de intervenção pedagógica com passos práticos para aplicação em sala de aula e na preparação dos professores. Tal proposta visa tornar a Filosofia acessível e prática, conectando a teoria à realidade dos alunos, a fim de que, por sua vez, se tornem agentes de transformação social.

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Biografia do Autor

Eduardo Rueda Neto, Casa Publicadora Brasileira

Editor de livros. Doutor em Teologia (PUC-SP).

Jurany Leite Rueda, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professora do Mestrado Profissional em Educação. Doutora em Educação (USP).

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Publicado

16/12/2024

Como Citar

RUEDA NETO, E.; RUEDA, J. L. O professor como agente decodificador da linguagem filosófica: Uma proposta pedagógico-prática. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023036, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19807. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19807. Acesso em: 21 dez. 2024.