O professor como agente decodificador da linguagem filosófica
Uma proposta pedagógico-prática
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19807Palavras-chave:
Filosofia, Decodificador, Docente, Linguagem, MediadorResumo
Um dos grandes desafios no ensino de Filosofia reside na linguagem hermética frequentemente utilizada por professores e livros, o que pode criar barreiras entre os alunos e o conhecimento filosófico. Isso implica que, para uma prática pedagógica eficaz, o professor de Filosofia precisa adaptar sua linguagem ao público a que se reporta, dedicando-se a tornar conceitos complexos mais compreensíveis. O presente artigo propõe que o docente atue de forma intencional e estratégica como mediador do conhecimento e agente decodificador da linguagem filosófica, traduzindo-a de forma didática e aproximando-a do cotidiano dos estudantes. Para que se alcance esse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica e desenvolvida uma proposta de intervenção pedagógica com passos práticos para aplicação em sala de aula e na preparação dos professores. Tal proposta visa tornar a Filosofia acessível e prática, conectando a teoria à realidade dos alunos, a fim de que, por sua vez, se tornem agentes de transformação social.
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