Voz narrativa e agência
escolhas linguísticas em reparação de Ian Mcewan com ênfase nos aspectos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp4.20757Palavras-chave:
Voz Narrativa, Escolhas linguísticas, Ian McEwan, Atonement, Teoria NarrativaResumo
Este artigo examina a relação entre voz narrativa e agência em Reparação, de Ian McEwan. Por meio de análise linguística, demonstra como mudanças de perspectiva e vozes autorais distintas moldam a percepção do leitor sobre a agência das personagens. O estudo destaca como as escolhas linguísticas de McEwan reforçam temas-chave como culpa, memória e responsabilidade moral. Ao analisar trechos selecionados, demonstra como a manipulação da linguagem aprofunda o impacto emocional e incentiva o engajamento crítico com as motivações das personagens. O artigo argumenta que as estruturas narrativas tanto possibilitam quanto limitam as personagens, revelando tensões entre o controle autoral e a agência individual. Também situa Reparação dentro da teoria narrativa contemporânea, ilustrando como as inovações estilísticas de McEwan levantam questões sobre identidade, verdade e a natureza subjetiva da realidade. Em suma, a análise ressalta como as estratégias narrativas contribuem para a complexidade ética do romance e desafiam as visões tradicionais de narrativa e autonomia das personagens.
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