Uma perspectiva critico-dialética das pedagogias do “aprender a aprender” e o uso da tecnologia como facilitador na educação: Revisitando as politicas educacionais

Autores

  • Elaine Cristina Moraes Santos
  • Luíz Antônio Calmon Nabuco Lastória

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i15.9352

Palavras-chave:

teorias pedagógicas, Aprender-a-aprender, tecnologias, mediação, aprendizagem,

Resumo

Este artigo propõe uma análise de dois fenômenos contemporâneos inter-relacionados - as pedagogias do “aprender a aprender” e os recursos tecnológicos utilizados como facilitadores de aprendizagem. Ambos são considerados instrumentos estratégicos conforme a política educacional vigente, sendo referenciados e citados em documentos nacionais e internacionais. Com eles, mudanças metodológicas na aprendizagem ocorreram: o ensino passou a ser visto fora das salas de aula, o instrumento mediador de aprendizagem deixou de ter foco na figura do professor, novas modalidades de ensino foram inventadas e o aluno passou a ter acesso à informação de maneira rápida, prática e precisa. Contudo, partindo deuma perspectiva crítico-dialética este estudo busca problematizar taismudanças e compreender, através do conceito de mediação, qual o papel que a pratica educacional, sobretudo escolar, desempenha atualmente em nossa sociedade.

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Publicado

02/02/2017

Como Citar

Santos, E. C. M., & Lastória, L. A. C. N. (2017). Uma perspectiva critico-dialética das pedagogias do “aprender a aprender” e o uso da tecnologia como facilitador na educação: Revisitando as politicas educacionais. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, (15). https://doi.org/10.22633/rpge.v0i15.9352

Edição

Seção

Artigos