Considerações sobre as avaliações em larga escala no brasil e o papel dos organismos internacionais: eficiência e produtividade x qualidade

Autores

  • Quelli Cristina da Silva Oliveira
  • Denila Coelho
  • André Paulo Castanha

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i19.9386

Palavras-chave:

Avaliação Externa, Organismos Internacionais, Capital Humano, IDEB, PISA,

Resumo

Esse texto realiza uma análise acerca das condições históricas, políticas e ideológicas sobre as avaliações externas em larga escala, e as interferências dos organismos internacionais nesse setor. Para tanto, realizamos estudo bibliográfico e documental. A partir deles percebemos forte influência das políticas do Banco Mundial e de organismos internacionais nas avaliações em larga escala no Brasil. Destacamos a relevância das avaliações, como mecanismo que possibilitam levantar elementos para elaboração de políticas públicas no campo educacional. Evidenciamos a necessidade de um sistema de avaliação que trate da educação na totalidade e proporcione uma efetiva melhoria da qualidade do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03/02/2017

Como Citar

OLIVEIRA, Q. C. da S.; COELHO, D.; CASTANHA, A. P. Considerações sobre as avaliações em larga escala no brasil e o papel dos organismos internacionais: eficiência e produtividade x qualidade. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 19, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i19.9386. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9386. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos