Polícia militar como solução para violência escolar: uma análise da reação docente

Autores

  • Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa Prof. Adj. UFRRJ/PPGEduc
  • Paula Cristina Pereira Guimarães Mestranda PPGEduc/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9683

Palavras-chave:

Reforma gerencial. Polícia militar. Reação docente.

Resumo

Diante do aumento do fenômeno da violência escolar foi iniciado, em 2011, na Rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, o Programa Estadual de Integração na Segurança. O objetivo da pesquisa foi analisar a reação dos docentes frente ao programa. A pesquisa resultou numa investigação qualitativa de base explicativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas. Identificamos que a maioria dos docentes conhece pouco o programa e a forma como a escola se integrou. A pesquisa concluiu que os docentes vêm reagindo a inserção da polícia militar de forma difusa, sendo possível dividi-los em três categorias: os professores resistentes, os professores que consentem e os professores resilientes.

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Biografia do Autor

Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa, Prof. Adj. UFRRJ/PPGEduc

Prof. Adj. UFRRJ/PPGEduc

Paula Cristina Pereira Guimarães, Mestranda PPGEduc/UFRRJ

Mestranda PPGEduc/UFRRJ

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Publicado

25/12/2016

Como Citar

LAMOSA, R. de A. C.; GUIMARÃES, P. C. P. Polícia militar como solução para violência escolar: uma análise da reação docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 623–642, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n3.9683. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9683. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos