Efeitos da legislação para a educação de dotados e talentosos: o que dizem os gestores escolares

Autores

  • Rosimeire dos Santos Unesp Araraquara
  • Zenita Cunha Guenther
  • Leandro Osni Zaniolo

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9768

Palavras-chave:

Política educacional. Dotação e talento. Educação especial.

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa de mestrado que buscou investigar os efeitos da legislação brasileira para a educação dos estudantes com Dotação e Talento retratou e interpretou aspectos da política educacional, no Brasil, para esse público alvo da Educação Especial. Teve como participantes gestores escolares da região do vale do Paranapanema que cursaram o Programa de Formação de Gestores e Educadores, Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, promovido pelo MEC. Os resultados indicam que as orientações legais não têm auxiliado na identificação e na oferta de intervenção específica para esses estudantes, evidência a dificuldade na compreensão da terminologia adotada, revela que as ações de identificação se restringem a uma visão fragmentada do processo, aponta a necessidade de formação docente mais consistente para captar sinais de capacidade elevada reconhecendo os diferentes domínios de capacidade humana, bem como a importância de ampliar as recomendações oficiais nessa área, desvinculando, assim, de apenas uma corrente teórica. 

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Biografia do Autor

Rosimeire dos Santos, Unesp Araraquara

Doutora em Educação Escolar pela Unesp campus de Araraquara na linha - Formação do Professor , trabalho docente e prática pedagógica. Mestre em Linguística pela Universidade de Perúgia, em processo de reconhecimento, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Assis (1996) e graduação em letras pela Universidade de São Paulo (1992). Tem experiência na docência e gestão da Educação Básica e do Ensino Superior. Foi responsável pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação de Assis no período de 2008 - 2025, atuou como Orientadora de Disciplina do Curso de Pedagogia UNESP/UNIVESP. Principais estudos nos temas: Dotação e Talento - Estudantes com Altas Capacidades - Educação Especial - Formação de Professores - Formação do Leitor - Educação a distancia - Educação Inclusiva.

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Publicado

25/12/2016

Como Citar

SANTOS, R. dos; GUENTHER, Z. C.; ZANIOLO, L. O. Efeitos da legislação para a educação de dotados e talentosos: o que dizem os gestores escolares. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 643–667, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n3.9768. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9768. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos