Metodologias de ensino e os estilos de aprendizagem na graduação em farmácia: um estudo piloto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9921

Palavras-chave:

Estilos de aprendizagem. Estudantes de farmácia. Index of Learning Styles Questionnaire (ILS). Metodologias de Ensino.

Resumo

Este estudo objetivou identificar os estilos e preferências de aprendizagem de estudantes da graduação em Farmácia da Universidade Federal de Sergipe submetidos às metodologias ativa e tradicional, bem como avaliar a aplicabilidade do instrumento Index of Learning Styles Questionnaire (ILS). Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de caráter transversal, com abordagem quali-quantitativa, realizado com 38 estudantes (23 submetidos à metodologia ativa e 15 à metodologia tradicional) em junho de 2015. O ILS possui 44 questões com quatro dimensões, que representam as etapas da aprendizagem: percepção (sensorial ou intuitivo); entrada (visual ou verbal); processamento (ativo ou reflexivo), e entendimento (sequencial ou global). O estudo piloto apontou que não houve diferença significativa entre os estilos de aprendizagem de estudantes submetidos a metodologias de ensino diferentes; no geral, observou-se uma predominância da percepção sensorial em 30 (78,9%), entrada visual em 25 (65,7 %), processamento ativo em 23 (60,5%) e entendimento sequencial em 28 (73,7%) estudantes. Já em relação à aplicabilidade do ILS utilizaram-se como critérios de análise o tempo de aplicação, a extensão e a clareza dos itens. Nesse ínterim, 23 (60%) estudantes indicaram que o instrumento era extenso, o que também impactou no tempo de resposta (em média 35 minutos), entretanto, esse foi considerado compreensível por 100% dos participantes.

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Biografia do Autor

Elisdete Maria Santos de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (2005), Farmacêutica Generalista pela Universidade Tiradentes (UNIT) (2009). Especialista em farmacologia e dispensação farmacêutica (2012), especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica (2012), Mestra em Ciências Farmacêuticas pela (UFS) (2013), Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Sergipe(2013-2015). Como integrante do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social (LEPFS) atua sobretudo nos temas: Assistência Farmacêutica, Processo de Validação de Instrumentos de pesquisa e Educação em Saúde.

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Publicado

04/10/2017

Como Citar

DE JESUS, E. M. S.; SANTOS, D. V.; DA CONCEIÇÃO VIEIRA, M. L.; CARVALHO, A. A. Metodologias de ensino e os estilos de aprendizagem na graduação em farmácia: um estudo piloto. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 621–639, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9921. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9921. Acesso em: 19 nov. 2024.