A exortação do poder pastoral na educação das crianças em um tratado de Alexandre de Gusmão, América Portuguesa (Século XVII)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.9955

Palavras-chave:

Infância. Vigilância. Punição. Poder pastoral. Alexandre de Gusmão.

Resumo

Neste artigo pretende-se, a partir das categorias conceituais vigilância e punição, analisar as estratégias que orientavam o processo de constituição dos sujeitos masculinos infantis, no contexto luso-brasileiro do final do seiscentos, presentes na obra Arte de crear bem os Filhos na idade da Puericia. Escrita na América portuguesa, mas publicada em Portugal no ano de 1685, a obra de autoria do padre jesuíta Alexandre de Gusmão (1629-1724) oferecia um elenco de normativas que definiam como se deveria formar um “perfeito menino”. A partir de uma analítica foucaultiana identificamos nas prédicas do jesuíta uma incitação discursiva ao mecanismo do poder pastoral através de um conjunto de recomendações para os pais sobre a importância de vigiar as crianças e de como disciplinar e castigar estes meninos para se “bem crear”. 

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Biografia do Autor

Fernando Cezar Ripe, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Centro de Estudo e Investigação em História da Educação (CEIHE/UFPel). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2011).  Especialista em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2006). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2004). Atuou como professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Faculdade de Educação (2010-2011). Atualmente é professor de Matemática na Rede Municipal de Educação em Porto Alegre (2011-atual).Temáticas de interesse: Filosofia e História da Educação (e) Matemática, em especial Literatura de Comportamento Social, século XVIII, teorizações foucaultianas, práticas educativas escolares e não-escolares.

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Publicado

07/04/2017

Como Citar

RIPE, F. C. A exortação do poder pastoral na educação das crianças em um tratado de Alexandre de Gusmão, América Portuguesa (Século XVII). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 522–541, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n2.2017.9955. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9955. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos