
Submissions
Artigos
Artigos de revisão e pesquisa
São aceitos artigos originais de revisão (avaliações críticas e sistematizadas da literatura sobre temas específicos) e de pesquisa (manuscritos de pesquisa inédita, organizados com objetivo de divulgação científica e descritos de maneira que possibilite à pesquisa ser replicada/reproduzida). Em sua estrutura mínima, devem apresentar introdução, materiais e métodos/metodologia, resultados, discussão e considerações finais/conclusão. Esta seção somente aceita artigos de professores e pesquisadores com titulação mínima de Doutor ou pós-graduandos com seus respectivos orientadores - máximo três autores.
Artigos teóricos
Manuscritos que defendem um argumento, ideia ou hipótese a partir de uma sólida base teórica e/ou empírica, mas que não apresentam dados de pesquisa originais. A estrutura recomendada é de introdução, com apresentação da tese a ser defendida e apresentação dos tópicos a serem tratados; desenvolvimento, dividido de acordo com a natureza dos argumentos e exposição necessária para a construção das bases que sustentam o trabalho; e considerações finais, consolidando a defesa da tese à luz da sustentação apresentada.
Relatos de Experiência
Manuscritos que apresentem análise e discussão de observações originais, devendo apresentar minimamente em sua estrutura: introdução, estado da arte, relato da experiência e discussão.
Research Accounts
It gathers texts that are the result of large-scale applied research - with a broad target public, interviews or questionnaires - carried out by a consolidated group of researchers and that bring generalizable results to the field of Education and related areas. They are texts that allow a greater number of authors in different stages of training and multidisciplinary and interdisciplinary contexts.
Resenhas
Manuscritos informativos e analíticos baseados em obras previamente publicadas, realizados com o objetivo de divulgá-las e analisá-las criticamente, sendo obrigatória a justificativa de sua produção. Sugerimos que os manuscritos submetidos a esta seção apresentem em sua estrutura a referência bibliográfica completa, bem como as credenciais do autor da obra resenhada. Além disso, é indicado que a obra apresente o quadro de referência do autor e informações dentro do domínio de apreciação da obra, descrevendo o julgamento, a forma, o estilo e parâmetros de mérito do texto.
Entrevistas
Manuscritos organizados com o objetivo de divulgação de entrevistas – seja na íntegra, seja sistematizada – com relevância para a área de Educação. Esses manuscritos devem conter a apresentação do entrevistado, transcrição direta ou indireta da entrevista, discussão e considerações finais. Salienta-se que o agente entrevistado não pode ser considerado um dos autores do manuscrito.
Ensaios
Textos dedicados a defender um ponto de vista de pesquisadores com titulação de doutor. A construção teórica desta produção textual é baseada, principalmente, na opinião do autor. A estrutura recomendada é de introdução, em que se apresenta a tese e a questão a ser debatida; desenvolvimento, com apresentação de argumentos de caráter opinativo e da literatura; e conclusão.
Short Communication
This section brings together scientific manuscripts resulting from rigorous analyses and theoretical-methodological discussions on relevant and contemporary topics. Contributions may be submitted by individual researchers or consolidated research groups and should present findings with the potential for generalization and significant theoretical-practical impact in the field of Education—particularly in Educational Policy and Educational Management—in dialogue with related, interdisciplinary, and other areas of knowledge that contribute to the understanding and advancement of educational practices and policies.
In line with RPGE’s commitment to the principles of Open Science and Open Access, this section promotes transparency, the democratization of knowledge, and ethical responsibility in scientific communication. It serves as a qualified and inclusive platform for the dissemination of academic work, grounded in peer review, methodological rigor, and respect for scientific integrity.
RPGE values the circulation of research that is socially engaged and epistemologically robust, reaffirming its mission to contribute to academic and political debate on education in its multiple dimensions and its intersections with other fields of knowledge.
Relatórios de Gestão e Pesquisa
A seção "Relatórios de Pesquisa e Gestão" do periódico RPGE tem como objetivo promover a transparência e a disseminação de informações sobre a administração e o financiamento de instituições acadêmicas. Este espaço é dedicado à publicação de relatórios de gestão universitária, administrativa e financeira, abrangendo periódicos científicos, pró-reitorias, programas de extensão, departamentos acadêmicos e demais instâncias institucionais.
Por meio da divulgação de dados, análises e boas práticas de gestão, buscamos contribuir para o fortalecimento da governança, a tomada de decisões informadas e o aprimoramento das políticas institucionais. Acreditamos que a troca de experiências e a publicização de estratégias de gestão são fundamentais para a construção de um ambiente acadêmico mais sustentável, eficiente e inovador.
Convidamos reitores, diretores, gestores, coordenadores, pesquisadores e profissionais da área a submeterem seus relatórios, contribuindo para uma comunidade acadêmica mais informada, responsável e integrada.
Ensaios e Comunicação Cien´tifica
Scientific publications democratizing access and the publication of articles, essays, and other academic texts.
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