Competências etnoculturais de um professor no contexto da digitalização da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14981

Palavras-chave:

Padrão ocupacional, Educação no campo da psicologia e pedagogia, Padrão educacional do estado federal, Digitalização da educação, Competência etnocultural, Ambiente educacional eletrônico

Resumo

A atualidade deste problema de pesquisa está baseada na necessidade de criar um ambiente educacional digital e expandir as perspectivas de educação online que é realizada em correspondência com o projeto "Ambiente educacional digital moderno", aprovado pelo Governo da Federação Russa no âmbito da implementação do programa estatal "Desenvolvimento da educação" em 2013-2020. No contexto da digitalização da educação, os requisitos para as competências etnoculturais dos professores também mudam e adquirem novos conteúdos. Consequentemente, o objetivo da pesquisa é elaborar e analisar o conteúdo das competências etnoculturais no contexto da digitalização da educação, bem como revelar e verificar experimentalmente a eficácia da experiência prática de uma instituição educacional na formação das futuras competências etnoculturais dos professores. Este artigo discute a experiência da Faculdade de Psicologia e Pedagogia da Universidade Estadual de Mari nesta direção. Métodos de pesquisa: métodos teóricos, аs no que diz respeito aos métodos empíricos, um questionário e uma experiência pedagógica foram utilizados. Os 50 participantes deste experimento são estudantes do quarto e quintos anos que buscam um bacharelado em Psicologia e Pedagogia. Resultados e recomendações. Estes resultados da pesquisa concluem que é necessário implementar abordagens sistêmicas e civilizacionais ao formar competências etnoculturais de futuros professores no contexto da digitalização da educação. Neste caso, será possível formar uma pessoa adequada à economia digital e capaz de utilizar as tecnologias digitais em seu trabalho etnicamente orientado. Estes resultados de pesquisa podem ser aplicados para elaborar currículos e programas de cursos acadêmicos do ensino superior, assim como para realizar estudos comparativos para a melhoria da qualidade educacional dos futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irina V. Terentyeva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of International Relations, World Politics and Diplomacy Institute of International Relations. Doctor of Sciences (Pedagogics).

Anastasia V. Fakhrutdinova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of foreign languages, Institute of International Relations.

Svetlana N. Fedorova, Mari state University (MARSU), Yoshkar-Ola

Professor of Department of Preschool and Social Pedagogy, Center for Higher School Methodology. Doctor of pedagogical Sciences.

Igor V. Gaidamashko, Moscow Pedagogical State University (MPGU), Moscow

Professor of the Department of Labor Psychology and Organizational Psychology. Doctor of psychology.

G. Z. Fahrutdinova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Learning and Education Methodology, Institute of Psychology and Education

Referências

AFANASIEVA, A. B. Ethno-cultural education: subject-matter, structure, contents and problems of improvement. Proceedings of Russian State Pedagogical University, p. 189-195, 2009.

ANDREYEVA, Y. A.; FAKHRUTDINOVA, A. V.; KORNEVA, I. G. The effectiveness of the use of computer technology compared to the traditional methods in the process of a foreign language teaching. Universal Journal of Educational Research, v. 7, n. 10 B, p. 21-26, 2019.

CHUMAROVA, L. G; VINNIKOVA, M. N; FAKHRUTDINOVA, A. V. Theological and educational ideas of the Tatar enlightener Kayum Nasyri. Humanities and Social Sciences Reviews, v. 7, n. 6, p. 89-92, 2019.

FAHRUTDINOVA, G. Z.; SOLOVYOVA, E. G. Formation of the value-oriented polycultural personality of a future teacher in the contemporary education space. Life Science Journal, v. 11, n. 11, p. 272-276, 2014.

FAKHRUTDINOVA, A. V.; SHAMSUTDINOVA, D. V.; RAMSIYA, N. G. Paradigmatic methodology of civic culture formation process in young generation. Journal of Sociology and Social Anthropology, v. 10, n. 4, p. 198-202, 2019.

FEDOROVA, S. N. Modern teachers’ ethno-cultural competences: subject matter and content characteristics. In: ALL-RUSSIA RESEARCH-TO-PRACTICE CONFERENCE, 13., 2017, Yoshkar-Ola. Proceedings […]. Yoshkar-Ola: GBY DPO, 2017.

FEDOROVA, S. N. Teacher’s ethno-cultural proficiency. Yoshkar-Ola: MarGPI, 2002.

KHAIRUTDINOV, R. R. et al. The content of educational programs in technical universities: Quality of applying the modern professional standards. International Journal of Instruction, v. 12, n. 1, p. 357-360, 2019.

MOROZOV, A. I. Ethno-cultural proficiency and second generation general education standards. Proceedings of International Scientific Conference, p. 49-52, 2011.

POPOVA, M. N. Forming senior high school students’ ethno-cultural competence in the regional educational environment. Mir nauki, kyltyri, obrazovaniya – The world of science, culture and education, v. 1, n. 74, p. 142-144, 2019.

POSHTAREVA, T. V. Forming students’ ethno-cultural proficiency in polyethnic educational environment. Vladikavkas, 2009.

RUSSIA. Order of the Ministry of Labor and Social Protection of the Russian Federation n. 544н “On the approval of the Occupational standard “Teacher (pedagogical work in preschool, primary general, basic general, secondary general education) (nursery teacher, teacher)”. oct. 2013. Available: https://base.garant.ru/70535556/. Access: 10 dec. 2020.

RUSSIA. Order on the approval of Federal state educational standard of higher education, field of education 44.03.02 Psychological and pedagogical education (baccalaureate). jan. 2016. Available: http://fgosvo.ru/uploadfiles/fgosvob/440302.pdf. Access: 10 dec. 2020.

RUSSIA. Passport of the priority project Modern digital educational environment in the Russian Federation. 2016. Available: http://government.ru/projects/selection/643/25682/. Access: 10 dec. 2020.

TERENTYEVA, I. V.; STARODUBTSEV, M. P.; TIMONIN, A. I. Assessment of state services quality and availability in the socio-cultural sphere. International Review of Management and Marketing, v. 6, n. 1, p. 122-127, 2016.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

TERENTYEVA, I. V.; FAKHRUTDINOVA, A. V.; FEDOROVA, S. N.; GAIDAMASHKO, I. V.; FAHRUTDINOVA, G. Z. Competências etnoculturais de um professor no contexto da digitalização da educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 439–450, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14981. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14981. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)