A Escola Nova Alemã de Blumenau e o seu Programa de Português
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i7.9257Palabras clave:
Historiografia, Português, Imigrantes,Resumen
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa historiográfica sobre a Escola Nova Alemã de Blumenau, tendo como foco a constituição e o desenvolvimento do seu programa de português para imigrantes e descendentes de alemães em Santa Catarina. O material informativo caracteriza-se por fontes primárias, coletadas no Brasil e na Europa, como: livros didáticos, currículos e programas escolares, relatórios, artigos de periódicos e de jornais, dispositivos legais, documentos governamentais, bem como depoimentos de ex-alunos da Escola. A descrição da estrutura curricular da Escola Alemã permite-nos afirmar que atividades de ensino de português para falantes de outras línguas podem ser encontradas no sistema escolar teuto-brasileiro, ao contrário do que afirmaram os governos da época, responsáveis pelas campanhas de nacionalização do ensino. A descrição dos programas de Português da Escola Alemã também nos permite tecer comentários em torno dos princípios teóricos subjacentes à abordagem utilizada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.