Currículo, escola e letramento: o que isso tem a ver com a formação do cidadão?
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i16.9358Palabras clave:
currículo, escola, letramento, habilidades linguísticasResumen
Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre currículo e sua importância para a adoção de uma prática educativa que rompa com velhos paradigmas, tendo em vista que o conceito adotado e praticado nas escolas tem se tornado um empecilho para a realização de um trabalho que leve os alunos a serem agentes da sua própria aprendizagem e, consequentemente, cidadãos conscientes, inseridos num mundo em constante transformação. Aborda ainda a questão do letramento como prática cotidiana nas escolas, tendo como reflexo a formação para o exercício da cidadania. Procura apresentar também que o domínio das habilidades linguísticas é uma condição, sem a qual, a aprendizagem fica comprometida e que essas habilidades, que vão muito além do simples ato codificar e decodificar palavras, é uma tarefa da responsabilidade de todos os professores, não apenas dos de língua materna.Descargas
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Publicado
03/02/2017
Cómo citar
BARBOSA, E. F.; MÜLLER, M. C. Currículo, escola e letramento: o que isso tem a ver com a formação do cidadão?. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 16, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i16.9358. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9358. Acesso em: 27 jul. 2024.
Número
Sección
Artigos