A gestão pedagógica da aula universitária da área das ciências naturais e exatas
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i18.9374Palabras clave:
Gestão pedagógica, Formação de formadores, Formação inicial,Resumen
Este estudo encontra-se inserido no contexto investigativo sobre formação de formadores e a gestão pedagógica da aula da área de Ciências Naturais e Exatas. Ressaltamos que a gestão pedagógica se constitui a medida que o professor se compromete com seu projeto de ensino, organizando e articulando saberes necessários para a formação de seus alunos e, consequentemente, para a sua própria formação. Desse modo, este trabalho tem como objetivo analisar definições teóricas e conceituais relevantes para [re]pensar a gestão pedagógica da aula e a formação docente e o reflexo desta na educação básica, em busca da qualidade do ensino na área de Ciências Naturais e Exatas. Em relação a esta temática sabemos que os docentes universitários possuem a responsabilidade e compromisso social com a ampla formação de futuros profissionais para além da mera transmissão de conhecimentos. Assim preocupa-nos refletir sobre a relação existente entre a gestão da aula dos docentes atuantes nos cursos de licenciatura e a formação ofertada aos futuros professores da educação básica. Esta relação apresenta certa dubiedade, pois ao mesmo tempo em que os professores realizam a gestão de suas aulas a fim de oferecerem uma boa formação para seus alunos, não são formados nem preparados para tal exercício. Desse modo, a gestão de sua aula é regida por saberes constituídos no seu cotidiano, decorrentes de esforços individuais, sob o prisma da pedagogia universitária.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
03/02/2017
Cómo citar
SILVA, M. T. da; ROCHA, A. M. da; ISAIA, S. M. de A. A gestão pedagógica da aula universitária da área das ciências naturais e exatas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 18, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i18.9374. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9374. Acesso em: 23 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos