Concepções de discentes sobre sua formação em medicina em uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.14680

Palavras-chave:

Educação médica, Educação de graduação em medicina, Estudantes de medicina

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de estudantes de medicina sobre sua formação universitária. Para tanto, optou-se por um estudo descritivo, do tipo transversal, com abordagem qualitativa, realizado com estudantes que frequentavam o último semestre do 3° ano do curso de graduação em medicina, de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Para tanto, 10 estudantes foram selecionados aleatoriamente para responderem a um instrumento de complemento de frases, e três deles para participar de uma entrevista semiestruturada. Os sujeitos apontaram diversos aspectos responsáveis por promover transformações em si mesmos durante a vivência universitária. Em suas falas tais aspectos transcendem a questão unicamente técnica, envolvendo também aspectos afetivos e cognitivos que os possibilitaram se apropriar da condição humana e desenvolver o autoconhecimento. Relataram, ainda, que com a metodologia do curso tiveram que aprender a trabalhar em grupo e a exercer a cooperação. Por outro lado, os sujeitos também destacaram as dificuldades nos anos iniciais do curso, além da necessidade que sentem de serem avaliados com maior frequência e objetividade ao longo do curso.

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Biografia do Autor

Eveline Tonelotto Barbosa Pott, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP

Pós-doutoranda do Departamento de Metodologia de Ensino.

Henrique Pott-Junior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP

Médico e Doutor em Infectologia. Professor Adjunto do Departmento de Medicina.

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Publicado

28/06/2021

Como Citar

BARBOSA POTT, E. T.; POTT-JUNIOR, H. Concepções de discentes sobre sua formação em medicina em uma universidade pública. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021008, 2021. DOI: 10.26673/tes.v17i00.14680. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14680. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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