A trajetória escolar dos alunos do curso de educação física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira

Autores

  • Flávia Baccin Fiorante Faculdades Integradas Einsten (Fiel), Limeira – SP
  • Luci Regina Muzetti Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara
  • Cassiano Ferreira Inforsato Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10795

Palavras-chave:

Formação profissional. Educação Física. Trajetória escolar.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória escolar dos alunos e alunas da camada popular do curso de licenciatura em Educação Física das Faculdades Integradas Einstein de Limeira através de uma pesquisa bibliográfica e de campo, esta ultima composta por uma entrevista semi-estruturada. Os dados revelam que, os quatro sujeitos pesquisados, apresentam vários pontos de convergência quanto ao habitus, ao déficit em relação a práticas culturais, à freqüência a eventos esportivos, à empatia com a disciplina Educação Física ao longo do período escolar e à infância regada pela vivência esportiva. Concluímos que esses fatos ajudam a compreender os motivos que podem ter contribuído para a escolha da profissão dos sujeitos pesquisados.

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Publicado

01/01/2017

Como Citar

FIORANTE, F. B.; MUZETTI, L. R.; INFORSATO, C. F. A trajetória escolar dos alunos do curso de educação física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 1, p. 2–19, 2017. DOI: 10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10795. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10795. Acesso em: 25 dez. 2024.