A trajetória escolar dos alunos do curso de educação física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira

Flávia Baccin Fiorante, Luci Regina Muzetti, Cassiano Ferreira Inforsato

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória escolar dos alunos e alunas da camada popular do curso de licenciatura em Educação Física das Faculdades Integradas Einstein de Limeira através de uma pesquisa bibliográfica e de campo, esta ultima composta por uma entrevista semi-estruturada. Os dados revelam que, os quatro sujeitos pesquisados, apresentam vários pontos de convergência quanto ao habitus, ao déficit em relação a práticas culturais, à freqüência a eventos esportivos, à empatia com a disciplina Educação Física ao longo do período escolar e à infância regada pela vivência esportiva. Concluímos que esses fatos ajudam a compreender os motivos que podem ter contribuído para a escolha da profissão dos sujeitos pesquisados.


Palavras-chave


Formação profissional. Educação Física. Trajetória escolar.

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DOI: https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10795

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