Teoria marxista, teoria crítica e educação
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v20i2.12023Palavras-chave:
Teoria crítica, Educação, Theodor Adorno.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar considerações acerca da Teoria Crítica, tecendo reflexões para a educação a partir Theodor Adorno. Para tanto, a partir do levantamento bibliográfico sobre o assunto, buscou-se por meio da leitura de materiais bibliográficos exposições de diferentes autores/as acerca do tema. Assim, são abordados alguns conceitos referentes à Teoria Marxista, a qual influenciou a elaboração da Teoria Crítica, partindo das considerações de autores como Pedro Demo e Augusto Triviños. Ademais, neste artigo, apresenta-se um histórico quanto à Teoria Crítica, de forma sucinta. Por fim, são apresentadas as ideias trazidas por Theodor Adorno, um dos expoentes da Teoria Crítica em relação à educação, suscitando algumas discussões para o campo educacional.
Downloads
Referências
ADORNO, T. Educação e emancipação. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1995.
BUENO, S. F. Pedagogia sem sujeito: qualidade total e neoliberalismo na educação. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2003.
DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1995.
GRUPPI, L. Tudo começou com Maquiavel: as concepções de Estado em Marx, Engels, Lênin e Gramsci. 15 ed. Porto Alegre: L&PM, 2000.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
MELLO, L. I. A.; COSTA, L. C. A. História moderna e contemporânea. São Paulo: Scipione, 1993.
HONNETH, A. La Teoría Crítica. In: GIDDENS A., TURNER J. et al. La Teoría social hoy, Madrid, 1990, p. 445-488.
HONNETH, A. Educação e esfera pública democrática: um capítulo negligenciado da filosofia política. Civitas, v. 13, n. 3, p. 544-562, 2013.
HORKHEIMER, M.; Filosofia e teoria crítica. In: BENJAMIN, W.; HORKHEIMER, M.; ADORNO, T.; HABERMAS, J. Textos Escolhidos. São Paulo: Victor Civita, 1975.
SILVA, O. V. Teoria crítica, neoliberalismo e educação: análise reflexiva da realidade educacional brasileira a partir da reforma educacional de 1990. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília. 2015.
TOMMASELLI, G. C. G. Teoria crítica e educação. 2009. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília. 2009.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.