Alunos com autismo na escola comum: eis a questão

Autores

  • Ivonete Ferreira da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS
  • Mirlene Ferreira Macedo Damázio Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS https://orcid.org/0000-0001-7449-2261

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13164

Palavras-chave:

Aluno com autismo, Escola inclusiva, Professor.

Resumo

Questões sobre alunos com autismo vêm sendo discutidas há mais de 60 anos, porém a educação escolar ainda tem muito a fazer em prol deles. Em busca das elucidações pertinentes a esse assunto, procuramos compreender os alunos com autismo e as dificuldades que envolvem a escola. Assim, foi realizado o presente estudo bibliográfico com seu recorte temporal de quatorze publicações em livros e periódicos a partir de 2009, visto que em 2008 ocorreu a implantação da política da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Estudamos brevemente a trajetória histórica e apresentamos as contribuições existentes sobre a temática, esclarecendo quais as os obstáculos apontados pelos estudiosos e pesquisadores para incluir o aluno com autismo na escola comum, enfatizando os empecilhos e o que se pode fazer para resolver essa questão. Na bibliografia revisitada e investigada, encontramos importantes informações e orientações envolvendo: a mudança de concepção dos currículos escolares; a necessidade de formação continuada de professores; o entendimento do perfil de aluno com TEA; a organização do corpo docente de forma diferente, envolvendo professores e apoio escolar.

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Biografia do Autor

Ivonete Ferreira da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Graduação em Pedagogia.

Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Doutora. Professora da Faculdade de Educação da UFGD.

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Publicado

01/08/2019

Como Citar

SILVA, I. F. da; DAMÁZIO, M. F. M. Alunos com autismo na escola comum: eis a questão. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 349–361, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13164. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13164. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Edição Temática