Vozes docentes na perspectiva da afetividade na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13914Palavras-chave:
Afetividade, Educação infantil, Professor.Resumo
O desenvolvimento da criança na educação infantil perpassa por diversos aspectos inerentes ao contexto escolar. Considera-se, principalmente, a questão da afetividade como elemento central no processo de aprendizagem. Dessa forma, a seguinte pesquisa buscou dar voz aos docentes acerca da importância da afetividade no desenvolvimento da criança, mais especificamente, na educação infantil do município de Bertioga - SP. Para tanto, a pesquisa foi estruturada a partir de levantamento bibliográfico de acordo com os pressupostos teóricos de Wallon e Piaget, que retratam sobre a importância das interações no desenvolvimento humano, salientando também a respeito da relação entre a afetividade e a aprendizagem das crianças. Para uma conclusão fundada em experiências do contexto escolar, a pesquisa de campo foi realizada com 7 professores de diferentes escolas, por meio de uma entrevista semiestruturada com professores de escolas públicas e privadas do município de Bertioga - SP. Os dados levantados pela entrevista com docentes permitem uma reflexão mais aprofundada sobre as práticas escolares e a importância da afetividade sob a perspectiva dos docentes.
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