Vozes docentes na perspectiva da afetividade na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13914

Palavras-chave:

Afetividade, Educação infantil, Professor.

Resumo

O desenvolvimento da criança na educação infantil perpassa por diversos aspectos inerentes ao contexto escolar. Considera-se, principalmente, a questão da afetividade como elemento central no processo de aprendizagem. Dessa forma, a seguinte pesquisa buscou dar voz aos docentes acerca da importância da afetividade no desenvolvimento da criança, mais especificamente, na educação infantil do município de Bertioga - SP. Para tanto, a pesquisa foi estruturada a partir de levantamento bibliográfico de acordo com os pressupostos teóricos de Wallon e Piaget, que retratam sobre a importância das interações no desenvolvimento humano, salientando também a respeito da relação entre a afetividade e a aprendizagem das crianças. Para uma conclusão fundada em experiências do contexto escolar, a pesquisa de campo foi realizada com 7 professores de diferentes escolas, por meio de uma entrevista semiestruturada com professores de escolas públicas e privadas do município de Bertioga - SP. Os dados levantados pela entrevista com docentes permitem uma reflexão mais aprofundada sobre as práticas escolares e a importância da afetividade sob a perspectiva dos docentes.

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Biografia do Autor

Maíra Darido da Cunha, Faculdade Bertioga (FABE), Bertioga – SP

Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Doutora em Educação Escolar (UNESP).

Thais Amancio, Faculdade Bertioga (FABE), Bertioga – SP

Professora de Primeira Infância na Prefeitura de Bertioga e Escola Castelinho Infantil. Graduada em pedagogia na FABE, pós graduação em Educação Infantil e Neuropsicopedagogia pela FCE.

Marcela Baccelli, Faculdade Bertioga (FABE), Bertioga – SP

Doutoranda em Psicologia da Saúde (UMESP). Psicóloga e Professora nos cursos de Pedagogia, Direito e Administração.

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Publicado

01/06/2020

Como Citar

DARIDO DA CUNHA, M.; AMANCIO, T.; BACCELLI, M. Vozes docentes na perspectiva da afetividade na educação infantil. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 123–136, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i1.13914. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13914. Acesso em: 22 nov. 2024.