Atuação de psicólogos da Universidade Federal de Campina Grande durante a pandemia do Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i2.14129

Palavras-chave:

Prática do psicólogo, Psicologia escolar, Pandemia, Covid-19

Resumo

Este estudo tem o objetivo de relatar a experiência de um grupo de psicólogos que atuam na Assistência Estudantil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no contexto de isolamento social em virtude da pandemia do Covid-19. As experiências relatadas foram desenvolvidas entre os meses de março e agosto de 2020 pelos psicólogos da UFCG nas cidades de Patos, Pombal, Sousa e Sumé. As ações estão divididas em três linhas de trabalho: pesquisa e avaliação junto à comunidade universitária no período de isolamento social, oferta de assistência psicológica remota através das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) e elaboração e implementação de ações de cunho psicossocial. As experiências relatadas contribuem com a teoria e a prática psicológica no contexto educacional, reforçando que o psicólogo escolar pode atuar nas situações de crise resgatando a complexidade sobre a qual se constrói a vida e a formação universitária.

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Biografia do Autor

Thales Fabricio da Costa e Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Sousa – PB

Psicólogo da PRAC – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Administração (USCS) – São Caetano do Sul.

Ana Carolina da Costa Araujo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos – PB

Psicóloga da PRAC – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Administração Pública (UFCG).

Lays Andrade de S., Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Sumé – PB

Psicóloga da PRAC – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde (UFPB).

Valeska Soares do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Pombal – PB

Psicóloga da PRAC – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação (UFCG).

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Publicado

31/08/2020

Como Citar

SILVA, T. F. da C. e; ARAUJO, A. C. da C.; S., L. A. de; NASCIMENTO, V. S. do. Atuação de psicólogos da Universidade Federal de Campina Grande durante a pandemia do Covid-19. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 492–512, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i2.14129. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14129. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências