Atuação de psicólogos da Universidade Federal de Campina Grande durante a pandemia do Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i2.14129

Palavras-chave:

Prática do psicólogo, Psicologia escolar, Pandemia, Covid-19

Resumo

Este estudo tem o objetivo de relatar a experiência de um grupo de psicólogos que atuam na Assistência Estudantil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no contexto de isolamento social em virtude da pandemia do Covid-19. As experiências relatadas foram desenvolvidas entre os meses de março e agosto de 2020 pelos psicólogos da UFCG nas cidades de Patos, Pombal, Sousa e Sumé. As ações estão divididas em três linhas de trabalho: pesquisa e avaliação junto à comunidade universitária no período de isolamento social, oferta de assistência psicológica remota através das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) e elaboração e implementação de ações de cunho psicossocial. As experiências relatadas contribuem com a teoria e a prática psicológica no contexto educacional, reforçando que o psicólogo escolar pode atuar nas situações de crise resgatando a complexidade sobre a qual se constrói a vida e a formação universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Fabricio da Costa e Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Sousa – PB

Psicólogo da PRAC – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Administração (USCS) – São Caetano do Sul.

Ana Carolina da Costa Araujo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos – PB

Psicóloga da PRAC – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Administração Pública (UFCG).

Lays Andrade de S., Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Sumé – PB

Psicóloga da PRAC – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde (UFPB).

Valeska Soares do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Pombal – PB

Psicóloga da PRAC – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação (UFCG).

Referências

BARROS-DELBEN, P. et al. Saúde Mental em Situação de Emergência: COVID-19. Revista Debates in Psychiatry, v. 10, n. 2, ed. esp., p. 18-28, 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.25118/2236-918X-10-2-3

BISINOTO, C.; MARINHO-ARAUJO, C. Psicologia Escolar na Educação Superior: panorama da atuação no Brasil. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 67, n. 2, p. 33-46, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180 9-52672015000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 ago. 2020.

BISINOTO, C.; MARINHO-ARAUJO, C.; ALMEIDA, L. A atuação da psicologia escolar na educação superior: algumas reflexões. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 45, n. 1, p. 39-55, 2011. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_3

BRASIL. Decreto n. 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Brasília, 20 jul. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 23 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 30 ago. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA [CFP]. Comissão de Avaliação Psicológica. Cartilha de boas práticas para avaliação psicológica em contextos de pandemia. Cartilha. Brasília: CFP, 2020. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2020/08/clique-aqui.pdf. Acesso em: 28 ago. 2020a.

CFP. Resolução n. 4, de 26 de março de 2020. Dispõe sobre regulamentação de serviços psicológico prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19. Brasília: CFP, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-4-de-26-de-marco-de-2020-250189333. Acesso em: 22 ago. 2020b.

CFP. Coronavírus: comunicado sobre atendimento online. Site do Conselho Federal de Psicologia, 2020. Disponível em: https://site.cfp.org.br/coronavirus-comunicado-sobre-atendimento-on-line/. Acesso em: 29 ago. 2020c.

CFP. Resolução n. 11, de 11 de maio de 2018. Regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e comunicação e revoga a Resolução nº 11/2012. Brasília: CFP, 2018. Disponível em: https://e-psi.cfp.org.br/resolucao-cfp-no-11-2018/. Acesso em: 28 ago. 2020.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE ALAGOAS [CRP-15]. Comissão de Psicologia na Educação - PSINAED. Psicologia Escolar em tempos de crise sanitária: Pandemia da COVID-19. Cartilha. Disponível em: https://www.crp15.org.br/wp-content/uploads/2020/06/1593004836021_cartilha_PSICOLOGIA-ESCOLAR-EM-TEMPOS-DE-CRISE-SANITA%C4%9BRIA_COVID19.pdf. Acesso em: 24 ago. 2020.

COSTA, P. H. A.; COLUGNATI, F. A. B.; RONZANI, Telmo M. Avaliação de serviços em saúde mental no Brasil: revisão sistemática da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 10, p. 3243-3253, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152010.14612014

DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1 p. 223-237, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v19n1/v19n1a13.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.

DONNAMARIA, C. P.; TERZIS, A. Experimentando o dispositivo terapêutico de grupo via internet: primeiras considerações de manejo e desafios éticos. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 12, n. 2, p. 17-26, 2011. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702011000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 ago. 2020.

FARO, A. et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ [FIOCRUZ]. Ministério da Saúde. Curso. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia do COVID-19. Recomendações Gerais. Disponível em: https://efg.brasilia.fiocruz.br/ava/pluginfile.php/73427/mod_resource/content/3/cartilha_recomenda%C3%A7%C3%B5es_gerais.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.

GEBRIM, L. B. Psicologia escolar e educacional no ensino superior: demandas e desafios na história do serviço de atendimento ao estudante da Universidade Federal de Uberlândia. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17239. Acesso em: 24 ago. 2020.

GUERREIRO, C. M. F. A atuação de psicólogos de Instituições Federais de Educação Superior de Minas Gerais: um estudo descritivo. Revista AMAzônica, v. 23, n. 1, p. 210-229, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/5165/4132. Acesso em: 21 ago. 2020.

MARINHO-ARAÚJO, C. Psicologia Escolar na Educação Superior: novos cenários de intervenção e pesquisa. In: MARINHO-ARAÚJO, C. (Org.). Psicologia escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, formação e prática. Campinas: Editora Alínea, 2009. p. 155-202.

MARTINEZ, A. M. O que pode fazer o psicólogo na escola? Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 83, p. 39-56, 2010. DOI: https://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.23i83.%25p

NÓBREGA, A. N. A.; AZEVEDO, S. C. B.; SOUZA, M. C. M. Relatos de experiências pessoais e socioconstrução de conhecimentos em sala de aula de língua estrangeira. Alfa, São Paulo, v. 60, n. 2, p. 385-401, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1608-7

PATTO, M. H. S. O que a história pode dizer sobre a profissão do psicólogo: a relação Psicologia-Educação. In: BOCK, A. M. B. (Org.). Psicologia e compromisso social. São Paulo: Cortez, 2003. p. 29-35.

PERETTA, A. A. C. S.; OLIVEIRA, Í. W. M.; LIMA, L. M. Roda de conversa sobre evasão: a psicologia escolar no ensino superior. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 23, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063

PORTO, M. A intervenção em psicologia em uma universidade na Amazônia Sul Ocidental. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 37, n. 4, p. 897-908, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703004212016

RABELLO, C. R. L.; TAVARES, K. C. A. Tecnologias Digitais no Ensino Superior: das possibilidades e tendências à superação de barreiras e desafios. In: FARBIARZ, J. L.; FARBIARZ, A.; HEMAIS, B. J. W. (Org.). Design para uma educação inclusiva. São Paulo: Blucher, 2016. p. 25-36. Disponível em: https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/design-para-uma-educacao-inclusiva-1287. Acesso em: 17 set. 2020.

SALVADOR, A. C.; GONÇALVES, R. S.; BASTOS, V. P. A crise provocada pela COVID-19: antigos problemas em um novo cenário. In: LOLE, A. et al. (Org.). Para além da quarentena: reflexões sobre crise e pandemia. Rio de Janeiro: Mórula, 2020. Disponível em: https://morula.com.br/wp-content/uploads/2020/06/ParaAlemDaQuarentena.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.

SANTOS, R. L. et al. Mistanásia hoje: pensando as desigualdades sociais e a pandemia COVID-19. Observatório Covid-19: Fiocruz, 2020. DOI: https://doi.org/10.13140/RG.2.2.16737.94568

SCHMIDT, B. et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063

SILVA, M. L.; SILVA, R. A. Economia brasileira pré, durante e pós-pandemia do COVID-19: impactos e reflexões. Observatório socioeconômico da Covid-19: FAPERGS, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discuss%C3%A3o-07-Economia-Brasileira-Pr%C3%A9-Durante-e-P%C3%B3s-Pandemia.pdf. Acesso em: 24 ago. 2020.

SOUZA, M. P. R. Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 13, n. 1, p. 179-182, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100021

SOUZA, M. P. R. Psicologia escolar na luta por uma atuação ético-política na educação básica. In: MACHADO, A. M.; LERNER, A. B. C.; FONSECA, P F. (Org.). Concepções e proposições em psicologia e educação: a trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo [livro eletrônico]. São Paulo: Blucher, 2017. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-list/9788580392906-375/list#undefined. Acesso em: 24 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE [UFCG]. Conselho Universitário. Câmara Superior de Ensino. Resolução nº 06 de 14 de julho de 2020. Regulamenta o Regime Acadêmico Extraordinário (RAE) para a Universidade Federal de Campina Grande, no cenário de excepcionalidade sanitária provocada pela COVID-19. Disponível em: http://www.sods.ufcg.edu.br/index.php/camara-ensino/resolucoes. Acesso em: 24 ago. 2020.

UFCG. Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC). Plano de Trabalho para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19: Grupo de Trabalho Assistência Estudantil. 2020. Disponível em: https://portal.ufcg.edu.br/phocadownload/userupload/documentos/covid19/Grupo%20de%20Trabalho%20Assistncia%20Estudantil.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.

VIANA, D. M. Atendimento psicológico online no contexto da pandemia de Covid-19. Cadernos ESP. Ceará, v. 14, n. 1, esp. ed., p. 68-73, 2020. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/399/215. Acesso em: 29 ago. 2020.

Publicado

31/08/2020

Como Citar

SILVA, T. F. da C. e; ARAUJO, A. C. da C.; S., L. A. de; NASCIMENTO, V. S. do. Atuação de psicólogos da Universidade Federal de Campina Grande durante a pandemia do Covid-19. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 492–512, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i2.14129. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14129. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências