Actuacion of psychologists at the Federal University of Campina Grande during the Covid-19 pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i2.14129

Keywords:

Psychologist practice, School psychology, Pandemic, Covid-19

Abstract

This work aims to report the experience of a group of psychologists who work in Student Assistance at the Federal University of Campina Grande (UFCG) in the context of social isolation due to the Covid-19 pandemic. The reported experiences were developed between March and August 2020 by UFCG psychologists in the cities of Patos, Pombal, Sousa and Sumé. The actions are divided into three lines of work: research and evaluation with the university community during the period of social isolation, offering remote psychological assistance through Digital Information and Communication Technologies (TDICs) and developing and implementing psychosocial actions. The reported experiences contribute to psychological theory and practice in the educational context, reinforcing that the school psychologist can act in crisis situations rescuing the complexity on which life and university education are built.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thales Fabricio da Costa e Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Sousa – PB

Psicólogo da PRAC – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Administração (USCS) – São Caetano do Sul.

Ana Carolina da Costa Araujo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos – PB

Psicóloga da PRAC – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Administração Pública (UFCG).

Lays Andrade de S., Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Sumé – PB

Psicóloga da PRAC – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde (UFPB).

Valeska Soares do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Pombal – PB

Psicóloga da PRAC – Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação (UFCG).

References

BARROS-DELBEN, P. et al. Saúde Mental em Situação de Emergência: COVID-19. Revista Debates in Psychiatry, v. 10, n. 2, ed. esp., p. 18-28, 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.25118/2236-918X-10-2-3

BISINOTO, C.; MARINHO-ARAUJO, C. Psicologia Escolar na Educação Superior: panorama da atuação no Brasil. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 67, n. 2, p. 33-46, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180 9-52672015000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 ago. 2020.

BISINOTO, C.; MARINHO-ARAUJO, C.; ALMEIDA, L. A atuação da psicologia escolar na educação superior: algumas reflexões. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 45, n. 1, p. 39-55, 2011. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_3

BRASIL. Decreto n. 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Brasília, 20 jul. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 23 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 30 ago. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA [CFP]. Comissão de Avaliação Psicológica. Cartilha de boas práticas para avaliação psicológica em contextos de pandemia. Cartilha. Brasília: CFP, 2020. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2020/08/clique-aqui.pdf. Acesso em: 28 ago. 2020a.

CFP. Resolução n. 4, de 26 de março de 2020. Dispõe sobre regulamentação de serviços psicológico prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19. Brasília: CFP, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-4-de-26-de-marco-de-2020-250189333. Acesso em: 22 ago. 2020b.

CFP. Coronavírus: comunicado sobre atendimento online. Site do Conselho Federal de Psicologia, 2020. Disponível em: https://site.cfp.org.br/coronavirus-comunicado-sobre-atendimento-on-line/. Acesso em: 29 ago. 2020c.

CFP. Resolução n. 11, de 11 de maio de 2018. Regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e comunicação e revoga a Resolução nº 11/2012. Brasília: CFP, 2018. Disponível em: https://e-psi.cfp.org.br/resolucao-cfp-no-11-2018/. Acesso em: 28 ago. 2020.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE ALAGOAS [CRP-15]. Comissão de Psicologia na Educação - PSINAED. Psicologia Escolar em tempos de crise sanitária: Pandemia da COVID-19. Cartilha. Disponível em: https://www.crp15.org.br/wp-content/uploads/2020/06/1593004836021_cartilha_PSICOLOGIA-ESCOLAR-EM-TEMPOS-DE-CRISE-SANITA%C4%9BRIA_COVID19.pdf. Acesso em: 24 ago. 2020.

COSTA, P. H. A.; COLUGNATI, F. A. B.; RONZANI, Telmo M. Avaliação de serviços em saúde mental no Brasil: revisão sistemática da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 10, p. 3243-3253, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152010.14612014

DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1 p. 223-237, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v19n1/v19n1a13.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.

DONNAMARIA, C. P.; TERZIS, A. Experimentando o dispositivo terapêutico de grupo via internet: primeiras considerações de manejo e desafios éticos. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 12, n. 2, p. 17-26, 2011. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702011000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 ago. 2020.

FARO, A. et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ [FIOCRUZ]. Ministério da Saúde. Curso. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia do COVID-19. Recomendações Gerais. Disponível em: https://efg.brasilia.fiocruz.br/ava/pluginfile.php/73427/mod_resource/content/3/cartilha_recomenda%C3%A7%C3%B5es_gerais.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.

GEBRIM, L. B. Psicologia escolar e educacional no ensino superior: demandas e desafios na história do serviço de atendimento ao estudante da Universidade Federal de Uberlândia. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17239. Acesso em: 24 ago. 2020.

GUERREIRO, C. M. F. A atuação de psicólogos de Instituições Federais de Educação Superior de Minas Gerais: um estudo descritivo. Revista AMAzônica, v. 23, n. 1, p. 210-229, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/5165/4132. Acesso em: 21 ago. 2020.

MARINHO-ARAÚJO, C. Psicologia Escolar na Educação Superior: novos cenários de intervenção e pesquisa. In: MARINHO-ARAÚJO, C. (Org.). Psicologia escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, formação e prática. Campinas: Editora Alínea, 2009. p. 155-202.

MARTINEZ, A. M. O que pode fazer o psicólogo na escola? Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 83, p. 39-56, 2010. DOI: https://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.23i83.%25p

NÓBREGA, A. N. A.; AZEVEDO, S. C. B.; SOUZA, M. C. M. Relatos de experiências pessoais e socioconstrução de conhecimentos em sala de aula de língua estrangeira. Alfa, São Paulo, v. 60, n. 2, p. 385-401, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1608-7

PATTO, M. H. S. O que a história pode dizer sobre a profissão do psicólogo: a relação Psicologia-Educação. In: BOCK, A. M. B. (Org.). Psicologia e compromisso social. São Paulo: Cortez, 2003. p. 29-35.

PERETTA, A. A. C. S.; OLIVEIRA, Í. W. M.; LIMA, L. M. Roda de conversa sobre evasão: a psicologia escolar no ensino superior. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 23, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063

PORTO, M. A intervenção em psicologia em uma universidade na Amazônia Sul Ocidental. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 37, n. 4, p. 897-908, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703004212016

RABELLO, C. R. L.; TAVARES, K. C. A. Tecnologias Digitais no Ensino Superior: das possibilidades e tendências à superação de barreiras e desafios. In: FARBIARZ, J. L.; FARBIARZ, A.; HEMAIS, B. J. W. (Org.). Design para uma educação inclusiva. São Paulo: Blucher, 2016. p. 25-36. Disponível em: https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/design-para-uma-educacao-inclusiva-1287. Acesso em: 17 set. 2020.

SALVADOR, A. C.; GONÇALVES, R. S.; BASTOS, V. P. A crise provocada pela COVID-19: antigos problemas em um novo cenário. In: LOLE, A. et al. (Org.). Para além da quarentena: reflexões sobre crise e pandemia. Rio de Janeiro: Mórula, 2020. Disponível em: https://morula.com.br/wp-content/uploads/2020/06/ParaAlemDaQuarentena.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.

SANTOS, R. L. et al. Mistanásia hoje: pensando as desigualdades sociais e a pandemia COVID-19. Observatório Covid-19: Fiocruz, 2020. DOI: https://doi.org/10.13140/RG.2.2.16737.94568

SCHMIDT, B. et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063

SILVA, M. L.; SILVA, R. A. Economia brasileira pré, durante e pós-pandemia do COVID-19: impactos e reflexões. Observatório socioeconômico da Covid-19: FAPERGS, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discuss%C3%A3o-07-Economia-Brasileira-Pr%C3%A9-Durante-e-P%C3%B3s-Pandemia.pdf. Acesso em: 24 ago. 2020.

SOUZA, M. P. R. Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 13, n. 1, p. 179-182, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100021

SOUZA, M. P. R. Psicologia escolar na luta por uma atuação ético-política na educação básica. In: MACHADO, A. M.; LERNER, A. B. C.; FONSECA, P F. (Org.). Concepções e proposições em psicologia e educação: a trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo [livro eletrônico]. São Paulo: Blucher, 2017. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-list/9788580392906-375/list#undefined. Acesso em: 24 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE [UFCG]. Conselho Universitário. Câmara Superior de Ensino. Resolução nº 06 de 14 de julho de 2020. Regulamenta o Regime Acadêmico Extraordinário (RAE) para a Universidade Federal de Campina Grande, no cenário de excepcionalidade sanitária provocada pela COVID-19. Disponível em: http://www.sods.ufcg.edu.br/index.php/camara-ensino/resolucoes. Acesso em: 24 ago. 2020.

UFCG. Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC). Plano de Trabalho para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19: Grupo de Trabalho Assistência Estudantil. 2020. Disponível em: https://portal.ufcg.edu.br/phocadownload/userupload/documentos/covid19/Grupo%20de%20Trabalho%20Assistncia%20Estudantil.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.

VIANA, D. M. Atendimento psicológico online no contexto da pandemia de Covid-19. Cadernos ESP. Ceará, v. 14, n. 1, esp. ed., p. 68-73, 2020. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/399/215. Acesso em: 29 ago. 2020.

Published

31/08/2020

How to Cite

SILVA, T. F. da C. e; ARAUJO, A. C. da C.; S., L. A. de; NASCIMENTO, V. S. do. Actuacion of psychologists at the Federal University of Campina Grande during the Covid-19 pandemic. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 492–512, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i2.14129. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14129. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiências